sábado, 15 de outubro de 2011

O DIA DO PROFESSOR

HISTÓRICO

O dia do professor no Brasil teve sua origem através de D. Pedro I, então imperador do, que em 15 de outubro de 1827 consagrou a educadora santa Teresa de Ávila. O imperador constituía que a partir da presente data, todas as cidades, vilas e lugares do país, teriam escolas para o ensino das primeiras letras.

Em 1947 – 120 anos após a instituição de D. Pedro I – alguns professores organizaram um encontro que seria mantido anualmente. Este encontro deu-se na cidade de Piracicaba (São Paulo) e ficou famoso devido a celebre frase de Salomão Becker que diz: ´´ Professor é profissão, educador é missão. ´´

Finalmente em 14 de outubro de 1963 a data foi oficializada através do decreto federal 52.682 e desta forma hoje comemora-se o dia dos professores.

Em outras palavras... Ser professor é ser amigo, é ser tolerante, ser criativo, ser amor, ser igual, ser inovador, ser autoridade, ser professor é romper com os parâmetros, ser professor é também ser aprendiz... Ser professor é despertar a sede do saber. É ser confiante, perseverante, a ponto de crer que o mundo pode ser transformado com uma palavra de oito letras chamada... Educação.

Um bom mestre possui eloqüência, mas um excelente mestre possui mais do que isso; possui a capacidade de surpreender seus alunos, instigar-lhes a inteligência. Um bom mestre transmite o conhecimento com dedicação, enquanto que um excelente mestre estimula a arte de pensar. Um bom mestre procura seus alunos porque quer educá-los, mas um excelente mestre lhes aguça tanto a inteligência que é procurado e apreciado por eles. Um bom mestre é valorizado e lembrado durante o tempo de escola, enquanto que um excelente mestre jamais é esquecido, marcando para sempre a história dos seus alunos. (CURY, 2006, P.109)

Pesquisa realizada por: Luciana Castro


Nenhum comentário :

Postar um comentário