quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Revistas em Quadrinhos.


Quando falamos em histórias em quadrinhos no Brasil, quase que automaticamente pensamos na turminha que mora no bairro do Limoeiro, ou lembramos daquela garotinha forte e temida por todos os meninos do bairro, e tem uma amiga que adora comer e comer...


As revistas da Turma da Mônica são leitura de jovens, adultos, e claro, crianças, que juntos, formam um grupo variado de fãs e alguns até colecionadores das produções de Mauricio de Souza. Há muitos anos atrás, lá pelo final dos anos 50 e inicio dos anos 60, os primeiros personagens (Bidu, Franginha, Chico Bento, Horácio...) ganhavam vida, e o jovem Mauricio enfrentava inúmeros obstáculos no até então escasso mercado de quadrinhos nacional, vale esclarecer que, nesta época, os quadrinhos eram publicados em jornais na forma de Tirinhas, e predominavam-se quadrinhos estrangeiros, o que dificultava, e muito, o desenvolvimento do trabalho. Entretanto, as dificuldades não abalavam seu entusiasmo, ele próprio afirma que:

"Felizmente naqueles idos de 59, 60, o artista Mauricio, jovem, e otimista, desconhecia a profundidade desses obstáculos. Sabia ou sentia que seria uma barra. Mas estava tão entusiasmado que resolveu tocar o projeto pra frente". (SOUZA, 1996).

As histórias que marcam o início da turminha, e outros assuntos, você pode encontrar nas Crônicas do Mauricio de Souza,  foi lá que fiquei conhecendo um pouco mais sobre esses personagens que fazem parte da nossa imaginação há um bom tempo.
Ah! E Vale lembrar que existem várias edições especiais comemorativas de 50 anos de carreira de Mauricio de Souza no ano de 2009, como o livro MSP + 50: Mauricio de Souza por mais 50 artistas essa capa aqui:

Tem também a coleção de Tiras Clássicas da Turma da Mônica, divididas em seis volumes, eu só tenho o volume 6...

Então, fica a dica... beijos e até a próxima, talvez falando mais um pouco sobre quadrinhos!!!



Nenhum comentário :

Postar um comentário