segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A importância da música na aprendizagem infantil


Quando ouvimos falar em educação infantil sempre nos vem à tona a busca por ideias que impulsionem, motivem e provoquem o entretenimento das crianças sem que as mesmas se desgastem. Para tal é importante que os educadores tenham sempre a mão estratégias que servem como condutores ao conhecimento.
Desde a Grécia antiga a música serve como instrumento de ensino contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento psicossocial, desta forma a mesma apresenta-se como facilitadora do processo ensino-aprendizagem infantil.
Existem hoje muitas definições de música mais de forma geral é considerada arte das combinações harmoniosas dos sons.
A musicalidade é a arte de produzir conhecimento através da música e promove a criatividade, concentração, imaginação, memória, atenção, contribui para a afetividade e socialização, já que existem inúmeros instrumentos musicais e formas de expressar a música. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Estas atividades podem contribuir de maneira permanente como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte forma:
Desenvolvimento cognitivo/ linguístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.

Percebe-se desta maneira que a música tem um papel fundamental e que as atividades com a música não tem o objetivo de formar músicos, mas sim efetivar a aprendizagem através da linguagem musical contribuindo assim para integração do saber.

Fonte: www.iacat.com
Por Luciana Castro.

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