domingo, 13 de novembro de 2011

Livro na praça desenvolve projeto para novembro.


crianças em atividade no Livro na Praça

Iniciado, na sexta-feira (4/11), na Escola Arthur Azevedo, localizada na comunidade de Cabral Miranda, zona rural da Ilha de São Luís, a programação do Projeto Livro na Praça. O projeto é uma promoção da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), e desenvolvido pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL). O Livro na Praça, já tem calendário fechado para atividades no mês de novembro, em comunidades da zona rural de São Luís.

O calendário de programação será realizado, pela equipe de arte educadores da BPBL, em sete comunidades do interior da ilha, com atividades voltadas para a produção literária com crianças de 7 aos 12 anos, do ensino fundamental de escolas comunitárias. O projeto tem o apoio da Associação de Amigos da BPBL e Consórcio Alumar.

Programação
A comunidade de Coqueiro terá atividade no sábado (5 e 18), na União de Moradores. As crianças das comunidades de Rio Grande (12/11 no Centro Comunitário), Taim (19, na Escola Comunitária) e em Rio dos Cachorros, na Biblioteca Comunitária Espaço do Saber, dia 29 de novembro.

A temática desenvolvida no mês de novembro é voltada para o Natal, já preparando para as programações natalinas deste ano, com o tema Natal com Leitura. Em todas as comunidades a programação será desenvolvida no horário das 8h às 12h. Para o mês de dezembro serão incluídas outras comunidades com influência o PAC Rio Anil.

A programação conta ainda com a Hora do Conto, Oficinas de Criatividades, Dramatização, Oficina de Criação Literária, Bingo Literário, Jogos, Exposição e Manuseio de Livros, com acervo de 1.000 livros a disposição no Carro Biblioteca, Vídeokê, Oficinas de Atividades, performances das manifestações da cultura popular com a atriz e arte educadora Silvana Cartágenes. Essas atividades contam com apoio de toda equipe do projeto formada por técnicos bibliotecários, arte educadores (professores, atores e artistas circenses) e técnicos em leitura.

O projeto Livro na Praça foi criado em 1988 e, ao longo dos anos acontece em vários bairros de São Luís e zona rural da ilha, com objetivo de despertar no público infantil e juvenil o interesse pelas tradições culturais maranhenses e incentivar o gosto pela leitura.


Fonte: CULTURA
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário