terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A influência dos livros infantis.


Já na formação das crianças no ventre de suas mães, o bebê já ouvi, sente e escuta o chamado de seus pais, principalmente de suas mães. Nessa fase a mãe conversa com seus filhos e conta historinhas de ninar pra que seus bebês se acalmem, ou ate mesmo no ato de amor e carinho. Depois do nascimento, é de suma importância que a criança ainda possa ouvir histórias, pois certamente já se acostumou a ouvi-las lidas pelos seus pais.
Existem várias situações onde a leitura pode ser introduzida no cotidiano e nos primeiros anos de vida da criança, o banho e a amamentação, por exemplo, são situações coniventes pra serem criados esses elos, a mãe ou o pai conta a história e a criança interage com eles de forma gradativa.
As crianças são seres muito curiosos e ao manusear os livros, que hoje são muito fáceis se encontrar no mercado e possuem várias formas, e texturas, sendo de plástico, pano, papel ou musicais são importantes para que os pequenos manipulem, brinquem e explorem o objeto que pode ampliar o vocabulário e imaginação dos futuros leitores.

Livros com muitas ilustrações e pouco texto são adequados para crianças de cinco anos, que poderão criar histórias com base nos desenhos ou interpretá-los. Se a leitura for estimulada desde pequenino, o manuseio do livro para essas crianças já será comum.
Desse modo, quando o processo de alfabetização estiver acontecendo, as crianças que passaram por todo o processo de conhecimento e manuseio do livro terão prazer em lê-lo, seja um livro indicado pela escola ou o que a própria criança escolher na biblioteca.
Geralmente para contar histórias às crianças, são escolhidos clássicos como: Branca de Neve e os sete anões, Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Menino Maluquinho, Pinóquio, entre outros, e assim a leitura é introduzida gradativamente sem que haja excesso de incentivo.

Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. (FILHOS DE A a Z, 2010)

Por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário