sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Brinquedoteca.



Ao falarmos esta palavra podemos associá-la a um lugar meramente destinado à guarda de brinquedos, ou até mesmo um lugar onde se organizam os brinquedos. De fato, muitas pessoas preferem acreditar que as Brinquedotecas não precisam ser valorizadas assim como as Bibliotecas, por se tratar de um espaço só para as crianças “brincarem”. Mas quem disse que brincar não é coisa séria? A Brinquedoteca, acima de tudo valida um direto essencial, do qual toda criança deve ter acesso: O direito de Brincar!
Nylse Helena da Silva Cunha define bem o conceito de Brinquedoteca, e seu artigo aborda:
“Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo”:

O que é Brinquedoteca?
É um espaço preparado para estimular a criança a brincar;
Possui grande variedade de brinquedos;
Um ambiente especialmente lúdico;
Um ambiente que deve ser acima de tudo convidativo;

Quando a criança entra na Brinquedoteca: 
Deve sentir-se atraída pela decoração do ambiente;
A alegria do lugar e a magia que o envolve devem ser palpáveis;

 

As origens da Brinquedoteca:

A primeira idéia de Brinquedoteca, surgiu em Los Angeles/EUA, em uma época turbulenta, durante a grande depressão econômica americana em 1934.

Nesta época, o dono de uma loja de brinquedos queixava-se de roubo, acusando as crianças de uma Escola Municipal. Ao comunicar o diretor da escola, este chegou à conclusão que, tal acontecimento dava-se à grande carência de brinquedos, e as crianças, muito pobres, não tinham com o que brincar.

Iniciou-se então uma espécie de serviço de empréstimo de brinquedos de maneira comunitária. Este serviço existe até hoje e é chamado de Los Angeles Toy Loan.

Pesquisando um pouco sobre o assunto encontramos sites bem interessantes, um exemplo é o site da ABBri – Associação Brasileira de Brinquedotecas. Este site divulga muitas informações sobre a área, além de promover discussões e eventos voltados para esta causa tão importante, além de indicar leituras relevante para aqueles que querem conhecer mais o universo das Brinquedotecas.
Se a atmosfera não for encantadora não será uma brinquedoteca. Uma sala cheia de estantes com brinquedos pode ser fria, como são algumas bibliotecas. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de ‘faz de conta’. (Nylse Helena da Silva Cunha)

Fonte: FRIEDMANN, Adriana; MICHELECT, André; et al. O Direito de Brincar: a brinquedoteca. Scritta, São Paulo: 1992.
Pesquisa realizada por Gabrielle Carvalho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário