sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Chegou a hora de ir para a escola!!! E agora o que devo fazer?

Os filhos sem dúvida são os bens mais preciosos que podemos ter. Jamais queremos que nos filhos passem por situações que possam comprometer seu desenvolvimento, físico e intelectual. Na hora de escolher a escola ou creche a atenção deve ser redobrada, tanto quanto ao ambiente, os profissionais que irão lhe dar diretamente e indiretamente com seus filhos e se desenvolvem atividades lúdicas educacionais para estimular o desenvolvimento da criança. Para frequentar a creche a partir dos 18 meses de idade pois as mesmas já desenvolvem sua independência verbal, motora, social e emocional. Quanto a escola a partir de 3 aninhos, pois elas já possuem habilidades suficiente para lidar com outras crianças, daí este será o tempo ideal para a vida escolar, além de participarem de experiências e se defenderem de possíveis adversidades, como dores, desconfortos e agressões.



São itens importantes no qual os pais devem estar atentos durante a escolha:

- A escola é de sua confiança;
- Os profissionais são capacitados;
- A escola possui um espaço para a criança brincar;
- A quantidade de crianças por sala e por profissionais;
- Se o ambiente é higiênico e adaptado as necessidades fisiológicas das crianças;
- Se possui enfermaria em caso de algum machucado, etc, e
- Existem índices de maus tratos as crianças.



Procure sempre pais com filhos matriculados na escola onde deseja matricular seus filhos e procure referências sobre a mesma, isso com certeza evitará alguns possíveis desconfortos caso ocorra alguma situação que lhe desagrade.

Quando a criança se senti bem no ambiente em que ela vive, é possível notar através de seu comportamento. Então é sempre bom os pais estarem atentos a mudanças no comportamento de seus filhos, alguns hematomas no corpo, vocabulários não usados em casa, entre outros sintomas que revelam que algo não vai bem.

VANTAGENS!
A criança quando passa a frequentar a escola ou creche, ela certamente se desenvolve com maior rapidez. O convívio com crianças da mesma faixa etária a revelam o ato de compartilhar, organizar e a conviver com crianças de comportamentos diferentes do seu.

MOMENTOS IMPORTANTES?
Música: É muito importante que a criança ouça músicas, que cante e toque instrumentos, isso desenvolverá sua coordenação motora;
Artes: Nunca pense que pintar, desenhar é uma bobagem. Além do estimulo, seu filho pode estar revelando através de desenhos, informações que lhe mostre algo que não é dito, e,
Linguagem oral: Esse é um momento dedicado a oportunidade de conversas, de ouvir e ser ouvido.


AOS PAIS!
- Note se as crianças são acolhidas com carinho, bom humor e paciencia;
- Repare se o clima está alegre, se as crianças se sentem á vontade;
- Veja o maior números de escolhas ou creches que puder;
Depois da escolha: - Esteja sempre envolvido e participe das reuniões de pais;
Envolva-se com atividades escolares se seu filho,. Reconheça o esforço;
- Vá às atividades extraclasse, como palestras realizadas na escola, e
- Valorize e respeite a escola, professores e os funcionários.

Cabe aos pais apresentar ao filho todos esses novos desafios de estar na escola como algo prazeroso e positivo. Com essa atitude, diminui a chance de a criança ressentir-se por ficar longe da família. De outra forma, se ir para a escola for apresentado como 'um sacrifício necessário', é possível que tudo se torne um castigo.

"É IMPORTANTE SABER O QUE SE DESEJA DA ESCOLA QUE IRÁ CUIDAR DE SEUS FILHO. E, ENTÃO, IR EM BUSCA DAQUELA CUJA PROPOSTA PEDAGÓGICA E VALORES SEJAM OS MAIS PRÓXIMOS DA FAMÍLIA"
( Elizabeth Dória Scatolin, coordenadora e orientadora)


Por: Elana Pereira

Nenhum comentário :

Postar um comentário