sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jogos Educativos: uma oportunidade de aprender brincando!


Na hora de brincar, toda criança buscar acima de tudo muita diversão, trata-se de um momento de descontração onde os pequenos gastam energia com diferentes atividades envolvendo brinquedos e jogos. Dentre essas brincadeiras, vale destacar aquelas que além de divertir, deixam boas mensagens e aprendizado, os chamados Jogos Educativos, muitos utilizados em escolas e creches por sua grande contribuição para construção do conhecimento através de atividades que estimulam o crescimento intelectual da criança.

 Há uma variedade considerável de jogos que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também dentro de casa, dependendo da idade da criança, estes podem ser ferramentas para exercitar seu raciocínio, concentração, memória e outros fatores tão importantes para sua vida escolar. Existem jogos educativos apropriados para cada fase do crescimento da criança.
Crianças pequenas: para crianças que estão na fase de alfabetização, são indicados jogos com variedade de cores, formatos, e sons, que despertem a curiosidade da criança de maneira a estimulá-la a distinguir os diferentes objetos.
Para as crianças em fase escolar: são válidos jogos que exercitem a memória e o raciocínio, como quebra-cabeças, jogos de memória, caça-palavras. E jogos que exercitam áreas específicas como Matemática, Ciências, Gramática e etc...

Vale lembrar que com o advento da tecnologia,  existem inúmeros sites de jogos educativos online, onde a criança, devidamente orientada por um adulto, pode acessar e se divertir aprendendo, abaixo alguns links:
- Smartkids

Por Gabrielle Frazão.


Nenhum comentário :

Postar um comentário