sexta-feira, 2 de março de 2012

Educação Inclusiva.



Ao longo dos tempos a educação tornou-se essencial para o desenvolvimento cognitivo de crianças e a sua aplicação é fundamental para a absorção de um intelecto que servirá para o futuro dos pequenos. Desta forma o cuidado com crianças é primordial e o cuidado com crianças especiais acarreta-se de algo que fortalecerá suas necessidades não só intelectuais, mas as funções de contato com o mundo que os cercam, com fatores que farão parte de sua essência como indivíduos de uma sociedade.
Numa sociedade que está muitas vezes alheia quanto à educação essencial, o que dizer da educação de crianças especiais, que merecem total atenção para o seu desenvolvimento. É certo que o cuidado com os pequeninos deve ser dobrado, pois é devido às capacidades que os responsáveis dão quando estão na fase de aprendizagem que as crianças passam a interagir com o mundo que os cercam. Mas quais os reais projetos que estão sendo oferecidos para que o ensino destes pequeninos seja realmente eficaz?

  

Considerando que o assunto é relevante o governo brasileiro desenvolve alguns programas com o propósito de intensificar a educação inclusiva e estes programas são realizados em mais de 160 municípios. Destacam-se:
· O Programa Educação Inclusiva que garante direito à diversidade voltada à formação de gestores e educadores para transformar os sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, por meio da organização de cursos presenciais;
· O Programa Escola Acessível, que tem como objetivo apoiar a adequação de prédios escolares para o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a todos os espaços;
·As ações de acessibilidade nos programas nacionais do livro com a garantia dos formatos em braille, Libras, áudio e digital falado, de laptops para alunos cegos do ensino médio e dos últimos anos do ensino fundamental;
O Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, com o objetivo de disponibilizar aos sistemas públicos de ensino, equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a oferta do atendimento educacional especializado nas escolas públicas de ensino regular; a Rede de Formação Continuada de Professores na Educação Especial, que oferece cursos de extensão/aperfeiçoamento ou especialização nas áreas do atendimento educacional especializado;
Muitos são os caminhos a percorrer, mas muito também já foi feito para que se tenha uma educação verdadeira, com qualidade e realmente inclusiva para as crianças. Bem o certo é que devemos buscar a educação inclusiva como um dever de todos – governo, professores, pais, comunidade – enfim todos devem contribuir integralmente para que as crianças sejam inseridas no mundo da educação.

Por Luciana Castro.
Fonte: Imagens encontradas no Google Imagens.









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