quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do índio!




Hoje dia 19 de abril nos comemoramos um dia muito especial, o dia do índio. Os índios foram os primeiros habitantes do nosso querido Brasil e nos ajudaram e ainda ajudam a construir o que chamamos de diversidade! Existem alguns livros que falam desses nossos amigos e servem para estimular a leitura, contando histórias de tribos indígenas brasileiras ou de outros países, que mostram a cultura, modo de vida e hábitos sobre essa etnia, desperta a curiosidade dos pequenos - e até dos não tão pequenos assim.



Coisas de Índio



Autor: Daniel Munduruku


Daniel Munduruku, autor desse bonito livro, fala sobre as comunidades indígenas do Brasil. Acha fundamental o resgate do orgulho indígena, tão em baixa desde que os brancos aqui aportaram. Tanto que a expressão "coisas de índio" tem valor negativo, querendo dizer: "coisas de gente esquisita, de ignorante". Mas, desde que conduzidos pela mão certa, basta uma rápida olhada na cultura e na história dos povos indígenas para vermos que não é bem assim. Coisas de Índio é um livro para pesquisa, acessível, interessante e muito atraente, capaz de fazer com que o leitor sensível compreenda toda a riqueza e pluralidade das coisas dos nossos índios.


Tupi - Um Índio Brasileiro



Autor: Rosângela Trajano. 

A obra trata da relação que o índio tem com a natureza. A autora revela que “Todo índio tem o direito de ser feliz, assim como Tupi, que vive no meio da natureza e dela se beneficia, retirando apenas o que é necessário para a sua sobrevivência.” Rosângela tenta transmitir para a criançada a importância da preservação ambiental, apresentando para os pequenos a história do índio Tupi e da sua relação de carinho e respeito com a natureza. Por estar ligado de modo direto às questões ambientais, o índio enfrenta muitas dificuldades para manter o equilíbrio entre o seu povo, o meio ambiente e o homem branco. 

As aventuras do indiozinho Havita


Autor: Walt Disney

Surgido em 1937, esse pequeno garotinho indígena tem histórias cheias de aventuras. Muito simpático Havita é filho do chefe de uma tribo de índios e seu maior desejo é provar que já é um grande guerreiro, digno e possuir o nome dos seus valorosos ancestrais! Mas o fato é que o nosso herói não passa de uma criança. Índio ou não, ele tem muito que aprender ainda! Às vezes, porem, ele acha que já a aprendeu tudo o que precisava, pega o seu arco e flechas e vai caçar ou capturar inimigos.


 ASSISTA O VÍDEO: 1,2,3 Indiozinhos!


Por: Luciana Castro.



Nenhum comentário :

Postar um comentário