domingo, 10 de junho de 2012

Os livros são para serem usados... E bem cuidados!

Quando as crianças iniciam um contato direto com os livros, gibis e outros materiais educativos é dever nosso passar a eles ensinamentos básicos de conservação, com vistas a despertar-lhes uma noção de cuidado e zelo. É interessante estabelecermos limites quanto ao manuseio dos livros, sem permitir rasuras ou recortes, sempre explicando que outras crianças poderão desfrutar daquela leitura.
REGRINHAS BÁSICAS 
*Não dobrar ou abri-lo de maneira brusca (para não prejudicar a encadernação);
*Nada de rabiscos (compromete as informações contidas no material);
*Evitar alimentos próximos ao livro;
*Evite mexer com tintas, hidrocores, pincéis ou qualquer materiais que possam manchá-los;
*Os guarde em lugares sem umidades, entre outro.

O ideal é sempre diferenciar revistas e livros de colorir (específicas para pintar) e livros com atividades de recortes, dos livros comuns. Nas escolas, principalmente nas bibliotecas escolares, devem haver atividades de conscientização quanto à preservação e conservação dos livros. Vale lembrar que todos os anos, campanhas são realizadas principalmente alertando os pequenos quanto aos cuidados com os livros didáticos, como no vídeo abaixo, uma Campanha do MEC no ano de 2009.

 ARRUMAÇÃO DOS LIVROS
A arrumação dos livros irá depender do espaço que você tem para organizá-los, e com o capital que pretende investir para deixar uma ambiente bem agradável . Hoje no mercado existem vários suporte que irão facilitar esse serviço.



Vale lembrar que o importante é soltar a criatividade e utilizar móveis sem uso, e dá uma carinho nova para poder comportar suas preciosidades. Os livros são bens de valor inestimável!! E a conservação deles hoje, é a garantia de que outros leitores irão utilizá-los amanhã!

Por Gabrielle Frazão.


Nenhum comentário :

Postar um comentário