sexta-feira, 27 de julho de 2012

O MUNDO ENCANTADO DOS FANTOCHES



"Contos e mitos são como um anjo bom que a pátria de um homem lhe dá desde o nascimento, para acompanhá-lo pela vida, para que lhe seja um fiel companheiro durante essa caminhada e, assim, oferecendo-lhe essa companhia, faça dessa vida um conto de fadas verdadeiro e interiormente animado!" (Irmãos Grimm).

Encantam crianças, jovens e adultos... Mas são bem mais antigos do que a gente pensa.
Os nossos amigos fantoches surgiram junto com as primeiras civilizações e estão até os nossos dias trazendo sorrisos e fazendo a alegria. Antes, porém os fantoches estavam ligados a cultos religiosos, mas sempre consideravam os sentimentos e o amor como forma de expressão. Os fantoches são seres animados por manipulação e o contador de historias transforma a vida num mundo de magia onde a imaginação e o faz de conta nos faz sair da realidade para um mundo de sonhos. O teatro de bonecos ou fantoches é uma expressão teatral e desta forma tem um papel além de lúdico, cultural, pois favorece para nos mostrar a importância que a arte tem. O teatro de bonecos remonta a história que cada sociedade tem e usa além da imaginação, o som, as cores e o movimento para da à sensação da realidade através da sugestão. Sendo assim percebemos que o teatro de fantoches nos leva a um contexto histórico, cultural, social, e educativo.

Vamos fazer um fantoche?

1. Você vai precisar

2. Mãos a obra


Por Luciana Castro.


Um comentário :

  1. Adorei o tutorial! Super fácil para divertir as crianças - que adorariam fazer o seu próprio boneco e depois brincar com ele!

    ResponderExcluir