domingo, 19 de agosto de 2012

Nossas crianças devem aprender mais sobre a Cultura Indígena!


Nossas crianças devem aprender mais sobre a Cultura Indígena! 

A população indígena encontra-se em menor número em nosso país, isso se deu aos atos de violência que muitas tribos sofreram ao longo do tempo e à perda de seu território para as ideias expansionistas. Segundo informações contidas no site da FUNAI – Fundação Nacional do Índio:
Hoje no Brasil, vivem 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010. Eles estão distribuídos entre 688 Terras Indígenas e algumas áreas urbanas. Há também 82 referências de grupos indígenas não-contatados, das quais 32 foram confirmadas. Existem ainda grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.
 Infelizmente, a sociedade ainda encara o índio com uma visão preconceituosa, e parte disso se dá às precárias informações recebidas na escola, muitas vezes só lembrados no dia 19 de abril (dia do Índio).
Afinal, o que aprendemos nas escolas sobre a Cultura Indígena? Giovanni José da Silva, que discorre em artigo publicado no mês de julho na Revista de História da Biblioteca Nacional, atenta para um detalhe muitas vezes despercebido: “Nos livros didáticos, os verbos que se referem aos índios se encontram no pretérito, e eles aparecem no “cenário do Descobrimento” para depois sumirem”.
Um bom começo é apresentar aos alunos onde, e como vivem hoje a população indígena do nosso país, sem deixar de ressaltar a sua contribuição para a história do Brasil, e seus costumes marcados no nosso dia-a-dia!
Visite o site da FUNAI para aprender um pouco mais, e passar mais informações aos pequenos!

Revista de História da Biblioteca Nacional – julho de 2012
Pesquisa realizada por Gabrielle Frazão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário