sábado, 8 de setembro de 2012

08 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO!

 A Alfabetização é um processo básico, porém indispensável na formação de um indivíduo, se pararmos para refletir a cerca da importância que é a iniciação da criança e de todo cidadão no mundo da leitura e da escrita. O nível de alfabetização de um país determina como anda o desenvolvimento do mesmo, ou seja, uma país que investe efetivamente na educação, é um país desenvolvido.
A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.
Entretanto não devemos nos deixar levar pelas estatísticas publicadas que sempre apontam crescimento no número de alfabetizados no país, e neste ponto consideramos que “alfabetizar” consiste em algo maior do que o simples ato de decifrar os códigos escritos vai além, é necessário despertar o prazer de ler e compreender a leitura!

Valorizar e reconhecer a importância dos profissionais da educação, que são os responsáveis por alfabetizar crianças, jovens e adultos de todo o país é outro ponto importante, para você os nossos profissionais são valorizados? aqueles responsáveis por formar leitores e ensinar os caminhos para a compreensão de um texto, muitas vezes são os mais desvalorizados enquanto profissionais, isso é preocupante. A qualidade da alfabetização é o ponto de partida para no futuro nos tornarmos um país de leitores, não por estatísticas, mas pela real qualidade do ensino básico!

Fonte: Brasil Escola
Pesquisa realizada por Gabrielle Frazão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário