sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 de outubro - Dia das Crianças

Talvez não exista no mundo, sorriso mais sincero e contagiante como o de uma criança!!




Em várias partes do mundo, há um dia dedicado a homenagear as crianças, no Brasil, o dia 12 de outubro foi escolhido após a realização no ano de 1923, na cidade do Rio de Janeiro, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Para muitos, apenas um dia para fins comerciais, mas para aqueles que assim como eu ainda acreditam na magia da infância, trata-se de um dia especial.

Arrisco-me afirmar que dentro de cada um de nós, as melhores lembranças que guardamos são aquelas vividas na infância. As amizades, aquele brinquedo preferido, a tia da escola, as ilustrações de um livro em especial, os lanches preparados por nossa mãe e até mesmo aqueles momentos não tão felizes na hora ocorrida, como os tombos que sempre deixavam os joelhos ralados, e as broncas levadas depois de uma travessura, mas que hoje em dia, para nós que já somos "gente grande", são recordações alegres e especiais. 


Por mais estranho que pareça aos ignorantes, as crianças tem muito a ensinar, e temos muito a aprender com elas! Cabe a nós termos a sensibilidade de absorver estes momentos. Há duas semanas atrás tive uma dessas experiências únicas, conheci algumas crianças que vivem em um Lar para menores localizado aqui em São Luís. Antes de estabelecer o primeiro contato com elas, me preocupava em não demostrar tristeza diante das circunstancias em que se encontravam, algumas deixadas ali pela própria mãe, ou retiradas de casa pela Juizado por sofrerem vários tipos de abuso. E para minha surpresa ao atravessar pelos portões da Casa, a recepção não poderia ter sido mais alegre, uma pequenina chamada Rúbia (gravei seu nome imediatamente) e outra maiorzinha, a Maria Vitória, correram e me abraçaram logo na entrada, sorrindo e curiosas para saber meu nome, em nenhum momento revelando seus sofrimentos, pois as crianças possuem entre tantas virtudes, uma em especial: a capacidade de transformar e contagiar a todos com alegria e inocência de quem não conhece o pessimismo e outros sentimentos negativos que só os "grandinhos" desenvolvem dentro de si. E é isso que precisamos buscar nestes tempos malucos, a criança que existe em nós ou pelo menos um pouquinho da criança que um dia fomos.


Beijos,

Blog Final Feliz.




Nenhum comentário :

Postar um comentário