quinta-feira, 4 de outubro de 2012

As crianças e os animais - Os frutos do convívio desde cedo


Um animal de estimação pode ajudar no desenvolvimento emocional e social da criança. Com um mascote, os pequeninos terão de desenvolver relações diferentes das que tinham com os seus brinquedos. Para cada atitude, o animal de estimação esboça uma reação, o que contribui para a socialização da criança. Um animal necessita de cuidados e a criança precisa ter responsabilidade sobre eles. Essa responsabilidade depende da idade do menino ou menina e deverá ser orientada e estimulada por um adulto.
Crianças bem novas não distinguem o  bicho de pelúcia do animal de estimação, podendo machucá-lo, apertando-o demais, jogando para o alto ou mesmo batendo nele, para  recriminar algo que tenham  feito.Porém, esse comportamento pode acabar em danos físicos ao animal e à criança. Um gato pode arranhar ou o cachorro morder ao reagir a uma "agressão".

Supervisão 

O adulto tem que estar sempre alerta, procurando conversar com as crianças sobre como lidar como animalzinho, do que ele gosta e o que pode machucá-lo. A criança poderá encarregar-se de ajudar o adulto na limpeza do ambiente do animal, alimentá-lo e dar-lhe carinho. Para as crianças acima de 5 anos, os cuidados com seus animais devem ser maiores  Ela já pode levar o bicho  para passear, dar banho e até aprender alguns comandos de adestramento. Existem cursos de adestramento para o público infantil.


Aprendizado  animal

A responsabilidade que a criança adquire ao cuidar do seu animalzinho desenvolve a autonomia, afetividade e muitos sentimentos como alegria e respeito. Mas os cuidados de relacionamento como animal de estimação não devem tornar-se obrigação para a criança. Ela deve estar consciente de que os animais precisam de respeito e carinho, assim como qualquer relacionamento. O convívio com um mascote influencia nas relações de convívio com outras crianças , tornando-a mais afetuosa, sociável, justa e não individualista. Além dos sentimentos, o animal traz a experiência com a perda. A criança aprenderá sobre o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte e o quanto isso é natural.

Defesa

Estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está "acostumado"com os agentes alergênicos encontrados nos animais. Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem contato com animais não reconhece os agentes alergênicos, ficando mais suscetíveis às reações.


Cuidados

Antes de escolher um mascote, é importante consultar um veterinário para auxiliar na escolha de acordo com suas possibilidades, tamanho e tipo de ambiente onde o animal irá viver, necessidade de passeios, etc. Além disso, ele lhe orientará quanto às questões de saúde e prevenção de doenças do seu animalzinho, especialmente quanto às zoonoses (doenças que são transmitidas dos animais para o ser humano). No caso, de crianças convivendo com animais isto é muito importante, pois elas estão sempre levando a mão à boca, e o risco de contrair algum tipo de zoonose é maior.


Fonte: http://www.proanima.org.br
Pesquisa realizada por Elana Pereira.                                                                                                                  

Nenhum comentário :

Postar um comentário