terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro – Dia da Consciência Negra


A consciência que desenvolvemos em relação à igualdade do ser humano independente da cor ou etnia, vem do quanto somos orientados a esta convicção na infância. Hoje, dia da consciência Negra, não é apenas uma data comemorativa, esta data traz consigo uma história de lutas em busca não só da liberdade, mas da igualdade!

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi dos Palmares representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Diante do valor histórico que esta data representa, busquemos passar às crianças a importância de nos reconhecermos como povo negro, não prendendo-se somente à questão da cor, mas sim por carregamos em nossas origens, as raízes africanas, presentes em nosso dia-a-dia. Os costumes que aqui chegaram e misturando-se com a cultura já existente, formaram a identidade brasileira. 

Sua pesquisa
Pesquisa realizada por Gabrielle Frazão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário