segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SÉRIE CRIANÇA SAUDÁVEL... CRIANÇA FELIZ!


COMER, COMER...COMER, COMER... É O MELHOR PARA PODER CRESCER ♫
Todos sabem que bons alimentos são a base certa para a saúde e o crescimento, mas fazer nossos pequenos se alimentarem da maneira correta é um desafio grandioso, já que eles muitas vezes não gostam, não querem e não comem os nutrientes necessários para alimentação saudável.
A alimentação das crianças deve conter nutrientes como carboidratos e proteínas, além de vitaminas que são essenciais para o crescimento como o ferro, cálcio e o zinco. Devemos lembrar também que eles precisam se alimentar corretamente de acordo com os horários estabelecidos pelos pais e nada de deixar pra depois... Tomar o café na hora certa, assim como o almoço e o jantar, desta maneira eles irão se a costumar a manter um ritmo certo para as refeições.
Desde cedo incentive a criança a comer verduras e legumes e assim quando ela estiver maior vai adorar uma cenourinha e uma alface. Evite muitas guloseimas, salgadinhos e frituras, pois esse tipo de comida não é adequado para o metabolismo das crianças. 

Maneiras de incentivar a alimentação saudável das crianças:

Vá até a fonte
Leve seu filho, quando der, para conhecer um pomar, uma horta ou uma fazenda, para ele ver de onde as coisas vêm. 

Cuidado com os sucos artificiais
Sucos de caixinha são gostosos mas podem enganar: em vez de nutrientes naturais, podem conter corantes e adoçantes artificiais. Outras vezes os sucos até são naturais, mas contém muito açúcar. 

Comida saudável com cara de guloseima

Bebidas geladas com frutas são apetitosas no calor. Com alguns ingredientes extras, elas ficam ainda mais saudáveis. Para dar substância, você pode colocar suco de fruta, leite, iogurte ou sorvete. Acrescente as frutas que preferir e ponha ingredientes saudáveis e inofensivos como semente de linhaça moída (não altera o sabor e acrescenta fibra e ômega 3). 

Tente não enganar a criança

Se seu filho se sentir traído pela lasanha que na verdade era de beringela, pode ficar desconfiado para sempre, toda vez que você for dar uma comida para ele, mesmo que seja a preferida. 

Pouco é muito

Não é tão difícil suprir as necessidades nutricionais de uma criança pequena. Um inocente lanchinho formado por meio copo de leite integral, uma fatia de pão de forma integral com uma camada fina de creme de amendoim ou geléia natural já responde por 82 por cento das necessidades de proteína num dia todo, além de um terço do total de cálcio necessário, quase todo o magnésio e metade do zinco. Também é um terço da quantidade de carboidratos recomendada. 

Seja um bom exemplo

Servir de exemplo para seu filho é uma ótima oportunidade para mudar os seus próprios hábitos alimentares e comer melhor. O pão integral pode ser adotado pela casa inteira. Você vai mesmo ter de comprar frutas e hortaliças, portanto aproveite e coma também. 

Desestresse

Sabemos que é fácil falar, que todos os seus instintos maternos só serão satisfeitos quando o prato estiver vazio... Mas procure não se estressar muito se ele não comer. Há quem diga que as brigas para a criança comer acabam criando um ciclo vicioso: ela recebe bastante atenção e faz mais birra.

Aprenda a criar um prato divertido para as crianças:


Fonte: Baby Center
Pesquisa realizada por Luciana Castro.




Nenhum comentário :

Postar um comentário