quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

EX-PREFEITO EM DESRESPEITO COM EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS/MA.


A gestão do ex-prefeito João Castelo foi destacada hoje no Jornal Hoje da Globo, apresentando uma reportagem de autoria de Alex Barbosa onde mostra claramente o desperdício de materiais na educação de São Luís . São mais de 16 mil fardamentos escolares (tênis, camisa, calça e mochila); 300 mil livros didáticos, material didático (régua, cadernos, papel crepom, tubos de cola), mobiliário escolar (carteira e cadeiras); computadores e ventiladores; todos em péssimo estado coberto por mofo e cupim, vencidos e sem as menores condições de uso. 
O pior, se é que existe algo pior, são alguns ônibus que foram comprados com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do programa “Caminhos da Escola” do MEC com apenas dois anos e nunca foram usados para o transporte escolar e só foram emplacados em função de uma possível fiscalização do MEC segundo informa a Coordenadora de Material e Patrimônio Luciane Coutrim Figueiredo da Prefeitura Municipal de são Luís (PMSL). Ao serem procurados em São Luís pela equipe de reportagem nem Albertino Leal de Barros Filho ex-secretário da Secretaria Municipal de educação (Semed) e nem o ex-prefeito foram encontrados, segundo notícias da mídia local o Sr. João Castelo e família se encontram de férias em Portugal.
É triste e vergonhoso saber que todo esse material nunca chegou e pelas condições que se encontram nunca chegarão aos alunos. Toda essa situação vem mostram o porquê estamos com todos esses problemas na educação municipal de São Luís, foram registro de professores em greve, escolas sucateadas, reformas relâmpagos e sem qualidade, desvio de verbas públicas de programa de Educação Integral como o Programa Mais Educação onde até hoje alguns respondem processos internos o que deveria ser caso de polícia e de Ministério Público. 
Eu, como educadora e ludovicenses fiquei indignada, chateada e muito triste por saber que a Constituição Federal de 1988 está descrito no art. 205 que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” E no art. 206 o ensino deve acontecer fundamentado em alguns princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, [...]; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade.” Então, questiono: Como? Quando? Em que condições essa educação chega até nós?
O que ser percebe é que em outros estados brasileiros, por muito menos são indiciados e condenados aqueles que não gestão o dinheiro público conforme determina a lei e no Maranhão quase nunca acontece. Só espero que o atual prefeito Sr. Edivaldo Holanda Júnior e o atual Secretário da Semed Sr. Allan Kardec Barros Duailibe Filho perceba o quanto é desigual, injusto e desumano é tratada a educação e seus profissionais e alunos em São Luís. 
Esperamos que nas mudanças da nova gestão da PMSL também façam parte a educação como, por exemplo: eleições diretas para os gestores, sem indicação de terceiros, melhoria nas estruturas físicas das escolas, parcerias com o Estado e empresas privadas próximas das escolas, melhoria da merenda escolar (existe uma bebida de sabor morango que é tão doce que se o aluno for diabético com certeza terá problemas de saúde), transporte escolar, formação continuada com qualidade para todos os servidores, cassação aos funcionários fantasmas que não trabalham nas escolas e são muitos e não se preocupar só com as medida paliativas como o leite e o fardamento, não é que não sejam importantes, mas que existem outras mais necessárias como a qualidade do ensino e o respeito na educação.
O que percebo, agora, depois das eleições é que a gestão municipal passada ficou marcada pela irresponsabilidade, incompetência e principalmente desrespeito na educação e com o povo ludovicense.

Rosana Bordalo – Educadora, Licenciada em Geografia pela UFPR e pós-graduanda em Educação Integral pela UFMA (FACEBOOK)
Fonte: G1 Jornal Hoje - “Material escolar é abandonado dentro de depósito em São Luís” – 16/01/13.
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário