terça-feira, 12 de março de 2013

Dia do Bibliotecário - 12 de Março.


 Dia do Bibliotecário - 12 de Março.


Bibliotecário: o profissional que tem em suas mãos a missão de mediar a informação, satisfazer seu usuário de maneira a suprir suas necessidades informacionais. Muitos definem o bibliotecário desta forma, algo totalmente correto, pois em verdade a prática de nossa profissão está nesse universo, em qualquer área que o profissional decide atuar, esta será sua matéria prima: Informação.
Ingressar na Biblioteconomia, digo de experiência própria, foi algo simples, a identificação com esta área foi imediata, e confesso que a principio o amor pela leitura e consequentemente pelos livros foi um ponto crucial nesta escolha. Mas a partir do momento que passamos a evoluir, aprender as técnicas necessárias ao desenvolvimento de uma biblioteca, compreendemos que existe uma responsabilidade de estarmos sempre aptos a atender nossos usuários.
A partir da aprendizagem e das experiências em variados campos, passamos a nos identificar em uma área específica, mas destaco aqui, um ramo que que causa em mim enorme admiração, por se tratar de usuários tão especiais, refiro-me às Bibliotecas Escolares e Infantis...
O trabalho de um bibliotecário nesta área em especial torna-se uma missão, desenvolver atividades, promover a leitura e despertar nas crianças o gosto pelo ato de ler é uma questão de amor. E esta palavra justifica o porquê de muitos bibliotecários vestirem a camisa do incentivo a leitura em nosso país, o bibliotecário torna-se principal agente de ligação entre criança e livro, o seu trabalho vai além de apresentar a leitura a uma criança, ele busca envolver e estimular, daí a importância de um bibliotecário em todas as escolas.

Sugestão para trabalhar com crianças, veja os videos de Ruca (Caillou na versão brasileira) onde o personagem demonstra todo seu amor pelo livros.





Por Gabrielle Frazão.


Nenhum comentário :

Postar um comentário