domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa!

A Páscoa é uma das festividades mais importantes do Brasil. Na história essa data já era comemorada entre povos da Europa, há milhares de anos, na região do mediterrâneo essa data também era utilizada pra festejar a vinda da primavera, realizada durante a primeira lua cheia.

SIGNIFICADO PARA OS CRISTÃOS
Para os cristãos a Páscoa é a celebração da ressureição de Jesus Cristo, que ocorreu no terceiro dia após sua morte na cruz, de acordo com o Novo Testamento da Bíblia. Portanto, a Páscoa é um fundamento da fé cristã.
A ressurreição de Cristo é considerada pelos cristãos como uma esperança viva dada por Deus aos homens.

IMPORTÂNCIA
O domingo de Páscoa é muito importante para os cristãos. As igrejas costumam tratar a data de forma festiva e feliz, pois ela simboliza a esperança e a vida nova em Cristo.
A Semana Santa – tradição religiosa católica
Com início no Domingo de Ramos, a semana santa é aquela que antecede a Páscoa e onde ocorre a celebração da Paixão de Cristo, sua morte na cruz e a ressurreição.

A HISTÓRIA DO COELHINHO DA PÁSCOA E OS OVOS.
A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, joias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.




SUGESTÃO DE LEITURA:


 



Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário