segunda-feira, 6 de maio de 2013

BIBLIOSESC: Conheça mais sobre a biblioteca volante!

Para levar leitura e conhecimento ao interior do país, as 52 bibliotecas volantes do Sesc carregam cerca de três mil obras. Clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais chegam às mãos de leitores de todas as idades e fazem parte da maior rede de bibliotecas móveis do Brasil.   

Objetivos do BiblioSesc:

● Promover acesso democrático à informação e ampliar o acesso ao livro no Brasil
● Formar leitores e promover uma melhor qualidade de vida por intermédio do acesso à informação
● Encurtar a distância entre o livro e o leitor
● Estimular o pensamento crítico, a criatividade e o prazer pela leitura

Acervo:

● Gibis e contos de fadas
● Literatura brasileira e estrangeira
● Biografias e livros de culinária
● Livros didáticos, para vestibulares e para concursos
● Jornais e revistas

HISTÓRICO
2005 | Surge em Pernambuco a primeira unidade do BiblioSesc com objetivo de ampliar o acesso ao livro e à cultura literária.
2007 | 21 estados recebem as bibliotecas volantes: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás,  Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
→ No Rio de Janeiro, o BiblioSesc é integrado ao Projeto Especial Ação Comunitária Cidade de Deus que atende sub-bairros de Jacarepaguá, zona oeste carioca, no entorno do Departamento Nacional. O projeto surgir em 2005 e conta ainda com atendimentos do Sesciência e do OdontoSesc, além de parceriais com associações locais de moradores.
2008 |  Mais quatro novas unidades do BiblioSesc são inauguradas. Duas circulam em São Paulo e outras duas em Rondônia e Rio de Janeiro.
          
2011 | O BiblioSesc alcança a marca de 52 unidades móveis ao adquirir mais 25 bibliotecas volantes. Em 2011 foram registrado 719.694 atendimentos em todo país, em 270 localidades diferentes. 

COMO FUNCIONA:
A unidade móvel percorre um circuito de dez bairros, cumprindo o mesmo roteiro por no mínimo seis meses. Cada bairro recebe duas visitas mensais, possibilitando um prazo de empréstimo das obras de 15 dias.

Horário de atendimento:  9h às 17h

Ficha técnica do caminhão:

● 5 metros de comprimento e 2,5 de largura
● Equipado com ar-condicionado
● 10 estantes e 10 prateleiras
● Dois motoristas e duas bibliotecárias
● Cerca de 3,5 mil livros e revistas
● Computador

O veiculo adaptado para esse tipo de serviço é produzido em Minas Gerais. Quando em movimento, os livros ficam seguros por intermédio de um cinturão que equilibra o peso em ambos os lados para que o veiculo não fique inclinado em apenas um lado.

 QUANDO AO CADASTRO?
Para o cadastro do empréstimo, basta apresentar documento de identidade junto com um comprovante de residência.

Atividades:

● Ciclos de leituras organizadas por escolas e pequenos grupos
● Oficinas literárias
● Teatros e saraus

ATUALMENTE A BIBLIOTECA VOLANTE POSSUI 52 CAMINHÕES ESPALHADOS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL, SENDO QUE O ESTADO DO MARANHÃO CONTA COM DOIS CAMINHÕES.
  
Fonte:SESC 
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário