segunda-feira, 17 de junho de 2013

HOMENAGEM A TATIANA BELINKY.



Aos 94 anos morre neste domingo, uma das mais renomadas escritoras da Literatura Infanto Juvenil do Brasil Tatiana Belinky. Em seu acervo, podemos contar com a publicação de mais de 250 livros, entre eles podemos destacar: A cesta de Dona Maricota,  O grande rabanete, O caso dos ovos, entre outros, que lhe renderam diversos prêmios educacionais, e algumas de suas obras traduzidas.

   
Nascida na Rússia, na cidade de São Petersburgo no ano de 1919, mudou-se para o Brasil, mais precisamente na cidade São Paulo. 

Foi casada com  o educador Julio Gouveia (1914-1988), responsável pela adaptação para a TV Tupi, em 1952, a primeira versão de "O Sítio do Picapau Amarelo", obra de Monteiro Lobato, a quem chegou a conhecer, ficando no ar ao longo de 11 anos.

Em 1948, começou a fazer teatro para crianças, junto com o marido, para a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, adaptando e traduzindo textos teatrais que Julio produzia e encenava.

A autora trabalhou como secretária bilíngue durante alguns anos, até se casar com Julio de Gouveia, com quem teve dois filhos, cinco netos e ao menos três bisnetos.

No final da biografia da escritora, feita por Sergio Roveri, Belinky pediu que fosse incluída a seguinte mensagem: "No entanto, quando entrego uma nova obra, eu peço uma gentileza aos editores. Por favor, publiquem rápido para que eu tenha tempo de ver. Estou com 87 anos e não sei se posso esperar até os cem anos. Até os 95, estou disposta, mas depois disso não me comprometo." A escritora teve dois filhos, André, que já morreu, e Ricardo.

Fonte: Folha de São Paulo.
G1.Globo.
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário