segunda-feira, 29 de julho de 2013

O afeto maternal e as consequências na formação da personalidade infantil.


A personalidade é algo muito importante na vida de qualquer indivíduo. É isso que nos identifica e que mostra quem nós somos, o que gostamos o que faz parte de nós aos outros. Várias influências são apontadas e assumem quando se diz respeito às características na estruturação da personalidade. As principais são:

1 – Influencias biológicas: aquelas que estão relacionadas aos fatores genéticos e a aparência física;



2 – O meio físico no qual a criança está inserida;
  

3 – A experiência da criança com os outros (aprendizagem social, relação familiar e etc.);
  

4 – Os estímulos do meio que o cerca.

 


Apesar de serem vários fatores que interferem na formação da personalidade, sem dúvida o que acarreta maior importância é a vivencia dela com a sociedade: família, como primeira instituição; a escola, no qual ela é estimulada em práticas educacionais e com os amigos, durante o lazer.

A fase inicial, nos primeiros meses de vida, com certeza é a fase mais importante. Nela é quando ocorrem as primeiras atitudes tomadas para com o bebê e isso com toda certeza implica na influência para o futuro da criança. A criação, o cuidado, o modo de tratamento provoca na estrutura da personalidade, comportamento e atitudes futuras.

A afetividade da criança com sua mamãe inferem na determinação da atitude infantil. Desta maneira a mãe que satisfaz as necessidades da criança, alimentando-a, dando conforto, proteção, aconchego e carinho está sem saber lhe beneficiando para a determinação de suas características, caráter e saúde mental.

A presença da mãe e os estímulos que ela faz representam a satisfação das necessidades da criança. Assim sempre que precisa a criança procura a sua mãe que prontamente solicita as necessidades de seu filho. Tecnicamente se a criança tiver esse bom relacionamento, aprenderá também a ser solícita, ou seja, aprenderá a ter atitudes sociais favoráveis, ajudando aos outro sempre que precisarem de ajuda, ser amistoso e grato.
Neste sentido percebe-se que a interação da criança com a sua mãe constitui a base para sua futura relação com as outras pessoas. Portanto mamãe de ao seu filhinho carinho, afeto, compreensão, cuidado e lhe ensine sempre o melhor caminho. 

Por Luciana Castro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário