terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bibliotecas Escolares são obrigadas a criarem ou manter uma biblioteca!


http://imirante.globo.com/noticias/2013/09/10/comissao-aprova-obrigatoriedade-de-bibliotecas-em-escolas-publicas.shtml

A Comissão de Educação do Senado confirmou a aprovação do Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade onde todas as escolas públicas brasileiras que oferecem ensino básico terão que criar e manter bibliotecas abertas para os alunos e professores.
 O projeto foi aprovado, e passou por uma análise, onde posteriormente foi realizada uma mudança pelo relator da matéria, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que alterou o prazo para que as instituições se adaptem à nova regra, que passou a ser de três anos a partir da publicação da lei. 
O Senador diz que “As bibliotecas escolares constituem importante recurso auxiliar ao aprendizado, à consolidação do conhecimento acadêmico e geral e, ao cabo, ao exercício da cidadania. Além disso, para muitos alunos das escolas públicas de educação básica, as bibliotecas configuram um dos poucos meios de contato com a leitura fora do ambiente de sala de aula.”
Na sessão de hoje (10), o colegiado decidiu acatar as mudanças que incluem também a previsão de contratação de bibliotecários para atuar nesses espaços e atender a alunos e profissionais de ensino.
Como passou por alterações, o projeto, que já havia sido aprovado pelos deputados, voltará a ser analisado na Câmara para uma nova votação. Se aprovado, o texto segue para sanção do Executivo e passa a valer como lei.

Fonte: IMIRANTE
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário