sábado, 14 de setembro de 2013

Taxa de mortalidade infantil diminui segundo a ONU, UNICEF, OMU e o IBGE.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas)  no Brasil caiu 75% entre 1990 e 2012, de acordo com relatório da ONU divulgado nesta sexta-feira (13). Se, em 1990, o país registrou 52 mortes de crianças a cada mil nascidos vivos, em 2012, a taxa foi de 13 mortes a cada mil nascidos vivos.
Relatório da ONU divulgado nesta sexta-feira mostra queda de mortalidade infantil no Brasil e no mundo. (Foto: Reprodução/ONU)
Já a UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância)  e a OMS (Organização Mundial de Saúdeaponta que a taxa de mortalidade infantil no Brasil nos últimos 20 anos caiu 80%. Esse relato mostra o avanço que o Brasil está tendo com uma diminuição bem significante, além de destacar o aleitamento materno e a vacinação como pontos primordiais nessa conquista. 
Segundo o Unicef, de 1990 a 2012, o estado reduziu em mais de 80% o índice de crianças mortas antes dos 5 anos de idade, só fica atrás de Alagoas. No Brasil inteiro, a redução foi de 77,4% e de 75% considerando apenas as crianças de até 1 ano.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao divulgar novas estimativas populacionais, por meio da análise Projeções Populacionais 2000-2060, mostrou também esse declínio. Mas, revelou que o Estado do Maranhão tem em 2013 os piores níveis de expectativa de vida e de mortalidade infantil. Já o de Santa Catarina mostrou os melhores indicadores nesses dois campos, no mesmo ano.
A expectativa de vida do país esse ano ficou em 74,84 anos, com taxa de mortalidade infantil em 15,02 óbitos por mil nascidos vivos. A taxa de mortalidade infantil é medida pelo número de óbitos infantis, menores de um ano, para cada mil crianças nascidas vivas.
Segundo o levantamento do IBGE, Maranhão contou com expectativa de vida de 69,68 anos e taxa de mortalidade infantil de 24,75 a cada mil nascidos vivos em 2013 - respectivamente os piores de todas as unidades da federação analisadas pelo instituto.

VALE ESTE - Gráfico mostra evolução da mortalidade infantil no Brasil desde 1990 (com correção). (Foto: Arte G1) 

Fonte: G1.GLOBO
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário