sábado, 23 de novembro de 2013

Personagens infantis ficam carequinhas em Campanha ao Combate do Câncer Infantil!

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil acontece neste sábado (23) e a agência Ogilvy, em parceria com o GRAACC, raspou a cabeça de alguns personagens infantis para estimular as crianças que lutam contra o câncer. 
A Turma da Mônica, a Galinha Pintadinha, o Menino Maluquinho, Hora de Aventura, Peixonauta, Garfield e muitos outros participam da ação. Durante o sábado eles irão aparecer de cabeça raspada na programação das TVs, nos jornais, em canais do YouTube e nas redes sociais. 
Os personagens animados irão transmitir uma mensagem de apoio informando que as crianças com câncer podem curtir a infância como qualquer outra. O projeto recebeu o apoio de artistas como Maurício de Sousa, do diretor Carlos Saldanha, Ziraldo e Laerte. 
ESTATÍSTICAS
O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). 

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles). 

Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.  Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Estimativa de novos casos: 11.530 (2012)

Número de mortes: 2.740, sendo 1.567 meninos e 1.173 meninas (2010)

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, os cânceres mais frequentes na infância são: a leucemia (câncer dos glóbulos brancos), seguida do Linfoma (câncer dos gânglios linfáticos), Tumores cerebrais (câncer que pode situar-se em muitas partes do cérebro), e o Osteosarcoma (câncer dos ossos). Os tumores implicam em 80% de todos os casos.
A leucemia é o câncer que mais ocorre na infância. Existem vários tipos. Os mais frequentes são as leucemias linfoblásticas agudas, e podem acometer crianaçs com idades compreendidas entre 2 e 8 anos. Depois da leucemia, os tumores do sistema nervoso, são o segundo tipo de câncer mais frequente na infância. Podem ocorrer entre os 5 e os 10 anos de vida. E seguido dos tumores, se encontram os linfomas, que são cânceres que se desenvolvem a partir do sistema linfático. Com menos frequência, pode haver câncer do intestino delgado, no fígado, baço, sistema nervoso, e medula óssea.
Fonte: INFO - ABRIL
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário