sábado, 15 de março de 2014

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA: Vacinação contra HPV em meninas de 11 a 13 anos.


Desde o último dia 10 de Março deste ano o Ministério da Saúde deu início a Campanha Nacional de vacinação contra Papiloma Vírus Humano - HPV,  a campanha acontece em três fases: nesse ano em meninas de 11 a 13 anos, em 2015 para as adolescentes de 9 a 11 anos e a terceira em 2016 para as meninas de 9 anos, onde objetiva de reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo do útero. A previsão é de que 253 mil jovens sejam beneficiados. A será realizada em escolas públicas, privadas e em postos de saúde.
Em São Luís/MA deverão ser aplicadas em 66 pontos de imunização distribuídos em postos de saúde e unidades de ensino - 27.424 doses da vacina contra o HPV em jovens com idade de 9 a 11 anos.
 

DOENÇA - O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.


Fonte: CruzeirodoSul.Info- Diário de Pernambuco - Imirante.globo.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário