sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dia Nacional do Livro Infantil

História do Livro Infantil no Brasil

Como relata Zilberman, no final do século XIX o Brasil passava por grandes mudanças políticas, havendo progressão, aumento da população e formação de multiplicidade cultural. E assim foram surgindo os primeiros livros infantis, com mercado grandioso onde buscava escritores que tivessem aptidão para escrever obras voltadas as crianças. Mas, como não foram encontrados esses profissionais, como relata Zilberman em seu livro: A literatura infantil na escola, a solução foi traduzir livros estrangeiros e adaptá-los aos nossos pequenos leitores. 

Conhecido pela inserção dos contos europeus no Brasil, é Alberto Figueiredo Pimentel, o autor publicou traduções dos contos de Perrault, dos irmãos Grimm e de Andersen, em obras como Contos da carochinha, Histórias da avozinha, Histórias da baratinha. Os livros feitos para crianças começaram a serem publicados no Brasil no ano de 1808, sendo considerada como Literatura Infantil, no final do séc. XX. Porém os livros infantis foram criados visando atividades pedagógicas escolares, além do intuito de promover ou transmitir valores da classe dominante da época, a República (1889): o nacionalismo, a exaltação da natureza, as histórias do Brasil, religiosidade, entre outras.

O primeiro registro de literatura infantil brasileira surgi criada por Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado, autor de histórias infantis, entre elas, O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história e infância de muitas pessoas.

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil. O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário