quinta-feira, 9 de abril de 2015

[RE]Postando - EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA BIBLIOTECA: Principais Bibliotecas Infantis do país!

Como é um bom ter uma Biblioteca, ainda mais quando esse espaço é reservado para o público Infantil. O Blog Final Feliz reuniu as 10 principais Bibliotecas Infantis do Brasil, vale a pena conferir e quem sabe um dia possamos conhecer todas, já pensou?!?!?!?!

Biblioteca Hans Christian Andersen - São Paulo

A diretora da Divisão de Bibliotecas Infantis e Cinema Educativo, Lenyra Fraccaroli, lançou em 1951 a pedra fundamental do edifício que abrigaria a biblioteca do Tatuapé. Com projeto arquitetônico considerado moderno para a época, a biblioteca foi inaugurada em 9 de julho de 1952 como Biblioteca Infantil do Tatuapé que por sua vez, era também a primeira biblioteca da região Leste.
Três anos após a inauguração, em julho de 1955, a biblioteca passou a denominar-se Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen, em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido mundialmente por seus contos de fadas. Atualmente possui um acervo de  de literatura infantil com 17 mil livros, sendo 128 novos, também adquiriu 801 livros de Contos de Fadas além de 78 unidades de DVDs de filmes infantis. Pesquise no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas utilizando o termo conto de fadas. 
Pesquisa: BLOG   FACEBOOK   SITE

Biblioteca Pública Infantil Multilíngue Duda Porto de Souza - Belo Horizonte

Inaugurada em agosto de 2013, a Biblioteca Infantil Multilíngue é o primeiro espaço da América Latina com livros em diversas línguas para crianças e jovens até 19 anos. A Biblioteca foi idealizada por Duda Porto de Souza em 2009, época em que a jornalista começou a angariar doações, entre elas DVDs, revistas, gibis, itens de informática e brinquedos. Para que os usuários se sintam cada vez mais à vontade, o local não só proporciona dezenas de estantes repletas de obras infantojuvenis - além de uma Brinquedoteca àqueles ainda não familiarizados com a leitura -, mas também pretende apresentar aos visitantes eventos como workshops, palestras e salas de leitura e brincadeiras com convidados muito especiais. A ideia é unir pessoas de todos os níveis sociais, credos e raças. Se você é um curioso, está no lugar certo – certíssimo! Se não se considera um curioso, vai se surpreender! A surpresa, falando nisso, é também garantida aos baixinhos, que podem se deparar com mensagens pessoais de incentivo escritas pelos doadores em páginas em branco dos livros. 
Pesquisas: FACEBOOK  SITE

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil - Belo Horizonte
A BPIJBH disponibiliza acervo atualizado de livros literários e informativos, revistas e jornais. Oferece ao público uma programação diferenciada, cujas atividades abrangem: oficinas literárias e de produção de textos; clubes e rodas de leitura; saraus; palestras; encontros de formação de mediadores de leitura; encontros com autores; leitura e narração de histórias. Todas as atividades são voltadas prioritariamente para crianças e jovens. Todos os meses, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil oferece oficinas literárias e de produção de textos, clubes e rodas de leitura. Periodicamente, há saraus, palestras, encontros de formação de mediadores de leitura e encontros com autores e narração e histórias. Todas as atividades são voltadas prioritariamente para crianças e jovens. Pesquisa: FACEBOOK   PORTALBH

Biblioteca Infantil Casa Emídio Vaz de Oliveira- Manaus

Inaugurada em 28 de novembro de 2001, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira destina-se atender crianças de 4 a 10 anos, da educação infantil ao ensino fundamental (1° ao 5° ano), com serviços de biblioteca especializada, desenvolvendo diversas atividades como: visita guiada, mediação de leitura, hora do conto, oficinas de artes-educação, teatro de fantoches, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, jogos culturais e recreativos, exposições temáticas e atendimento e orientação à leitura e pesquisas escolares. 
Pesquisa: SITE

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato - Salvador

Criada em 1950, a biblioteca se especializou no público infantil e hoje seu acervo conta com mais de 25 mil obras que vão desde enciclopédias, às clássicas histórias infantis e revistas em quadrinhos. Espaço de cultura e lazer, aqui são desenvolvidas diversas atividades para as crianças: concursos, lançamentos, clubes de leitura, projeção de filmes, oficias, exposições e espetáculos de teatro e poesia.
Pesquisa: SITE


Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira (BEIAT) - Rio de Janeiro 

A Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira é cercada de muito verde, brinquedos, livros, crianças e atividades artísticas e culturais, no Campo de São Bento, em Icaraí. Seu objetivo é formar leitores em todas as classes sociais na faixa etária de 3 a 14 anos. No seu acervo, mais de 13 mil volumes, incluindo obras de ficção, referência, periódicos, materiais para atividades recreativas, além dos tradicionais contos de fadas, lendas, fábulas, poesias, folclore e aventuras. Há também revistas em quadrinhos, arquivo de gravuras, folhetos e recortes de jornais para pesquisas.A BEIAT, além da pesquisa escolar, oferece orientação à leitura e empréstimo domiciliar. E, entre suas atividades, estão a Hora do Conto, realizada semanalmente; encontro com autores;lançamentos de livros; exposições; peças teatrais; oficinas diversas; feiras de livros e cursos.
Pesquisa: SITE


Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury - Sorocaba/SP 

A Biblioteca Infantil de Sorocaba possui um acervo de mais de 19.200 livros, que abrangem os mais variados assuntos, desde histórias infantis clássicas, até literaturas elaboradascom alto valor científico e cultural, tendo uma fonoteca, que conta com discos e livros especialmente relacionados à música; uma gibiteca com 4.600 gibis; um setor de periódicos, com jornais e revistas atuais e por fim uma brinquedoteca, que conta com mais de 260 jogos e brinquedos que podem ser aproveitados pelas crianças que a visitam. 
Pesquisa: SITE

Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah - Porto Alegre

A Biblioteca Ecológica Infantil possui como  madrinha a autora de literatura infanto-juvenil Maria Dinorah. Promove a consciência ecológica no público infanto-juvenil, através de atividades de incentivo à leitura, de oficinas de literatura e educação ambiental. Atualmente, o acervo é constituído por livros de literatura infantil em geral, didáticos e materiais lúdicos. Entre os três mil  volumes, incluem-se livros didáticos, literatura infanto-juvenil e gibiteca, disponíveis para consulta e empréstimo.
Pesquisa: SITE

Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa - São Luís/MA

A Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Corrêa – BIJVC, foi criada com o objetivo de incentivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, a fim de estimular a imaginação criadora e a prática do exercício de cidadania. Sendo assim é que, realiza um conjunto de atividades culturais que buscam difundir a literatura infanto-juvenil, integrando as diversas linguagens artísticas. Possui um calendário anual de atividades culturais, que inclui programações especiais (Carnaval na Biblioteca, Arraial da Tia Anastácia, Férias na Biblioteca e Natal na Biblioteca), além de projetos específicos de estímulo à leitura como o “Terça na Biblioteca” e a Quinzena do Livro Infantil e Juvenil.  O acervo é constituído de aproximadamente 5.000 volumes, incluindo diversos gêneros literários (contos, romances, poesia, lendas, teatro, aventura, biografias, fábulas e informativos) , obras de referência (dicionários e enciclopédias), revistas em quadrinhos da Turma da Mônica (Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Cascão e Magali), Revista Nosso Amiguinho, fitas de vídeo, CD’s e fitas cassetes. 
Pesquisa: SITE

Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti - BIMM


Funcionando há 32 anos dentro da Fundação Casa de Rui Barbosa, atração que sozinha já vale a visita, a Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti (conhecida como BIMM) é um cantinho todo especial dedicado a fazer a criançada se apaixonar pela leitura. No numeroso acervo todo voltado aos pequenos, estão obras de prosa e poesia de inúmeros autores consagrados, como Ana Maria Machado, Guimarães Rosa e Henriqueta Lisboa; que prometem não só divertir como, também, informar e aguçar a curiosidade do público infantil. Inaugurado em dois de abril de 1979, bem no Dia Internacional do Livro Infantil, o espaço foi batizado em homenagem à educadora Maria Mazzetti, que além de escrever livros infantis, dirigiu, na década de 60, o Teatro Gibi (teatro de bonecos), bem na época em que se constatou a importância do teatro na educação das crianças. 
Pesquisa: SITE

Nenhum comentário :

Postar um comentário