sexta-feira, 20 de junho de 2014

Projeto usa criatividade e tecnologia para estimular interesse pela leitura.

Casa da Árvore Projetos Sociais

A ONG Casa da Árvore, apresenta o Projeto intitulado "E se eu fosse o autor?", nasce no intuito de unir a imaginação com a tecnologia, em pro do incentivo a leitura em alunos de Escola Municipal na Região de Goiânia, tendo prioridade o estímulo à criação de historias com auxilio digital. Que massa não é???

A metodologia utilizada é a formação de turmas vindas de diferentes escolas, onde 2 vezes por semana frequentam oficinas no Laboratório Criativo de Leitura e Tecnologia, um espaço criando dentro da Biblioteca Municipal Arlete Tenório de Castro. Nesse ambiente os alunos criam historias e ainda aprimoram seus conhecimentos. Desse modo, trabalho com o conceito de leitor-autor, onde aprofundam na criação de vídeos, livros digitais e outras linguagens midiáticas que apresentem uma releitura da história.

"Nós tentamos aproximar a leitura das novas tecnologias para construir processos mais participativos de aprendizado", explicou o educador Aluísio Cavalcante, coordenador geral do projeto.

Olhem só, o quanto esse projeto é revolucionário: De acordo com um levantamento feito pela ONG  com uma das turmas que participaram do projeto,  no início das oficinas, 31% dos participantes não lembravam de terem lido nenhum livro nos últimos três meses. Após a conclusão do ciclo de atividades, todos eles lembravam pelo menos duas obras.

520697801

Além de desenvolver atividades com os alunos, o projeto também trabalha na formação de professores. Eles participam de atividades práticas que apresentam novas possibilidades para trabalhar a leitura com o uso da tecnologia. Com base na metodologia das oficinas realizadas no Laboratório Criativo, eles mostram modelos de aulas e atividades que podem ser realizadas para ensinar esses conteúdos. 

 

Vídeo do Projeto da ONG Casa da Árvore: E se eu fosse o autor?

 

Fonte: CASA DA ÁRVORE/FACEBOOK

CASA DA ÁRVORE/SITE

EDUCAÇÃO/UOL


Nenhum comentário :

Postar um comentário