quarta-feira, 30 de julho de 2014

Tráfico de crianças, BASTA!

É cada vez mais alarmante o trafico de pessoa, logo as crianças não ficam foram de estatísticas relacionadas a esse assunto polêmico! São inúmeras as pesquisas que mostram a quantidade crescente de crianças que são vendidas, roubadas e a cada novo ano surgem novos dados.
As Nações Unidas celebram  hoje (30) pela primeira vez o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. Entre as crianças vítimas de tráfico humano, 68% são da África e do Oriente Médio, 39% do sul e leste da Ásia e países do Pacífico, 27% das Américas e 16% da Europa e Ásia Centra.

Dados obtidos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) revelam número de denúncias de tráfico de crianças e adolescentes no Brasil aumentou 86% entre 2012 e 2013, com base nos dados do Disque 100, obtidos pelo UOL.

O ouvidor nacional de direitos humanos da SDH, Bruno Renato Teixeira, diz que não há uma relação direta entre o aumento no número de denúncias e o aumento do crime em si, mas que o número de casos de tráfico de crianças e adolescentes no Brasil pode ser maior que a quantidade de denúncias que chegam ao Disque 100, e ainda revelou que a Novela de 2013, Salve Jorge, da Rede Globo, teve um impacto positivo no aumento das denúncias que chegaram ao Disque 100, não somente no caso de adultos, mas no que envolve menores.

O coordenador da unidade de prevenção do UNODC (Escritório das Nações Unidas Sobre Droga e Crime), Nívio Nascimento, explica que o tráfico de crianças e adolescentes, assim com outras formas de tráfico de seres humanos, é um crime de difícil detecção. Mesmo sem dados concretos, Nívio diz acreditar que o número de casos de tráfico de crianças e adolescentes no Brasil deve ser maior que o número de denúncias registradas pelo Disque 100. "Deve haver muito mais. Num país com as dimensões do nosso, vários casos são subnotificados e ainda temos a questão do tráfico interno que dificulta ", explica Nascimento.

mapa_criancas_desaparecidasA tradição do tráfico no sul do país - Na década de 80, o sul do Brasil foi assolado pelo escândalo das quadrilhas que levavam crianças de Santa Catarina e Paraná para serem vendidas na Europa e no Oriente Médio. Elas eram escolhidas por terem pele clara, muitas com olhos azuis e verdes, o que encarecia o processo. De acordo com a PF, em todo o país foram roubadas cerca 3.000 crianças por ano naquela época, e Curitiba era o ponto alto do esquema.

De janeiro de 2005 a outubro de 2011, Santa Catarina registrou 8.017 casos de desaparecimentos entre crianças e adolescentes perfazendo um total de 42,7% de todos os registros de desaparecimento no período. Só em Florianópolis, são 650 registros de crianças desaparecidas no mesmo período. 

A melhor coisa a se fazer em casos como esse, ainda é a denúncia, que acontece de forma sigilosa, preservando a imagem do denunciante!



Fonte: Notícias.UOL 


Nenhum comentário :

Postar um comentário