domingo, 28 de dezembro de 2014

Os 30 melhores livros infantis de 2014.

Esse ano foi show de bola, pena que já acabou!!!
Me disperso dele na certeza que fiz o que pude para agradá-los, e sei que ainda tenho muito a contribuir e a aprender. Obrigada de coração por tudo, em especial meus colaboradores, curtidores, aqueles que incentivam meu trabalho e dedicam um tempinho para curtir o BLOG... Valeuuuuuuuuuuuuuuu!

Para terminar o ano com chave de ouro, fiz uma busca dos livros infantis mais lidos desse ano de 2014, e o site Crescer reunir os 30 livros mais lidos desse gênero literário, garanto que são livros excelentes, da melhor qualidade, escritos por autores que entendem do assunto e que buscam sempre o melhor da literatura para nossas crianças e pessoas iguais a mim, apaixonaaaaaaaaaaaaaadas por livros fofos, lúdicos, enfim... Anualmente contribuidores capacitados do Crescer se reúnem no intuito de saber o que as crianças estão lendo, nessa equipe de jurados que elegem os livros, estão bibliotecários (♥), mestre e doutores em literatura brasileira e infantil, vendedores, jornalistas, pedagogos, educadores, ufa!!! Um montão de gente legal e que entende do assunto.

Vale a pena conferir, espero que gostem!!


O título convida: abra este pequeno livro. Mas ele não é pequeno, tem 21 cm por 28 cm... E é aí que está a surpresa: logo na primeira página, o leitor encontra a capa de um livro menor, e quando o abre, acha outro ainda menor... Depois de Abra Este Pequeno Livro, há o Pequeno Livro Vermelho, o Pequeno Livro Verde... Parece confuso? Na verdade, é sensacional! Só lendo para entender a delícia dessa obra da norte-americana Jesse Klausmeier, que estreia na literatura infantil. As ilustrações são da premiada sul-coreana Suzy Lee, que já esteve entre os Melhores da CRESCER com Onda e Sombra. A partir de 5 anos.


“Já não era mais terça-feira, mas ainda não era quarta”, disse o narrador, quando os irmãos Embley e Yewberg, que se batiam com tacos, ouviram um barulho. Foram ver o que era e encontraram uma bicicleta... A partir desse encontro, irmão e irmã vivem uma sequência de acontecimentos inusitados. O livro, de 1969, é pura diversão e o desfecho é de tirar o chapéu! Obra de Edward Gorey, renomado autor norte-americano, que nasceu em 1925 e publicou mais de 100 livros antes de sua morte, em 2000. A partir de 5 anos.


Luisa pegou o livro das mãos de Tiago e abriu ao acaso. Com alguma preocupação, observou a imagem na página que, em seguida, traduziria em palavras, contando a seu irmão o que estava vendo. Era assim que costumavam brincar. Em Amarílis, a escritora e ilustradora Eva Furnari – que soma mais de 60 livros publicados nos últimos 35 anos – revela com extrema sensibilidade uma relação entre irmãos, fortalecida pela leitura, pela fantasia e pela incrível habilidade da menina de se colocar no lugar do outro. A surpresa revelada ao final é emocionante. As ilustrações são de Cárcamo, ilustrador, caricaturista e artista plástico chileno radicado no Brasil. A partir de 6 anos.



Certo dia, uma minhoca encontra outra e tenta uma conversa à toa. A “minhoca ouvinte” fica calada e indiferente e a primeira passa a criticá-la para os animais próximos. Por que a minhoca nem reage? Um livro irônico e divertido, com texto curto de Blandina Franco e imagens de traços simples de José Carlos Lollo. O casal, que desde 2009 cria títulos infantis em parceria, já tem quase 30 títulos publicados em conjunto. A parceria bem-sucedida rendeu duas indicações para o prêmio Jabuti e uma Menção Honrosa do prêmio Bologna Ragazzi Digital Award, na Feira de Bolonha. A partir de 2 anos.


“Enrico ama chocolate, insetos e o cheiro da primavera. Paola gosta de grampos de cabelo, de borboletas e de procurar trevos de quatro folhas.” Depois de destacar várias particularidades do menino e de sua amiga, a obra revela uma analogia que ajuda a compreender melhor os seres humanos a partir de um olhar para a natureza. O texto é do educador italiano Roberto Parmeggiani e as imagens são do também italiano Attílio Palumbo. A partir de 4 anos.


Nessa obra, a cantora e compositora gaúcha Adriana Calcanhotto reuniu poemas de mais de 40 brasileiros de diferentes tempos e estilos. Seguindo uma ordem cronológica, a antologia tem versos de Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Machado de Assis, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Erico Veríssimo, Mário Quintana, Vinicius de Moraes e vários outros poetas de peso. São quase 50 textos para mergulhar em uma viagem pelas palavras, pelos ritmos e pela grandiosidade da poesia brasileira. As ilustrações são da própria Adriana. A partir de 4 anos.


O que acontece durante a noite com os animais que vivem na savana africana? E com os que ficam no frio da taiga russa? E com aqueles que habitam a selva amazônica? Em A Noite dos Bichos – Um Livro que Amanhece, a francesa Julia Wauters faz um passeio pela noite em várias partes do planeta, mostrando as semelhanças e diferenças que existem. E se narrativa e ilustrações já são atraentes, o projeto gráfico é um espetáculo à parte, já que em meio às páginas convencionais, a obra exibe transparências com imagens que se sobrepõem às ilustrações, proporcionando magia e encanto capazes de despertar suspiros no leitor. A partir de 3 anos.

A parte que falta
O protagonista desse livro é um ser que parece uma circunferência, mas com uma parte faltando. Por isso, não se sentia feliz. Partiu, então, em busca desse triângulo que o completaria. A procura mesclava momentos difíceis e deliciosos, que incluíam torrar ao sol, refrescar-se com a chuva e conhecer várias criaturas pelo mundo. Certo dia, ele encontra a tal parte. Mas e aí? Será que assim alcançaria a felicidade plena? Escrito com breves sentenças e ilustrado com traços pretos simples, o livro é de autoria do renomado autor norte-americano Shel Silverstein (1930-1999), que teve três obras entre os Melhores da CRESCER: A Árvore Generosa, Quem Quer Este Rinoceronte e Fuja do Garabuja. A partir de 3 anos.


Tudo caminhava bem naquela cidade, até surgir um hipopótamo atrás de um carro. Ao virar a página, ao lado de uma fonte, surge um rinoceronte... A cada virada de página, mais um bicho entra em cena, vai se acumulando por ali e arma mais confusão. A obra, uma divertida maneira de apresentar os animais, é do artista plástico e educador Fernando Vilela, que já ilustrou cerca de 70 títulos, sendo 15 autorais, ganhou dois prêmios Jabuti e vários da FNLIJ, além de receber o Troféu Monteiro Lobato de Literatura em 2012. A partir de 2 anos.


O guerreiro chega correndo, bárbaro, e monta o cavalo negro. Parte absoluto, saltando vales e escapando de uma infinidade de perigos. Dragões, trovões, serpentes... Nada o abala. Até que, de repente, o cavalo para e o guerreiro desmorona de tristeza. O que teria acontecido? O final é surpreendente. Feito só com imagens, o livro é uma belíssima aventura, que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Quem assina é o paulista Renato Moriconi. Formado em artes plásticas com especialização em design gráfico, tem mais de 50 livros publicados e recebeu vários prêmios, incluindo o da FNLIJ – e já figurou algumas vezes entre os Melhores da CRESCER. A partir de 2 anos.


Escrito e ilustrado pelo poeta, crítico de arte, tradutor e ensaísta maranhense Ferreira Gullar, Bichos do Lixo é um livro singular. Isso porque nasceu de seu amor não só pelas palavras, mas pelas imagens. O processo de confecção já dá pistas da obra: com restos de envelopes, convites, revistas, catálogos e outros impressos, ele fez recortes e colagens. Da mistura de cores e formas, nasceram as imagens desse livro, cada qual remetendo a um animal real ou fictício. E, para cada um, o poeta criou um ou mais versos. É um convite e tanto para a criatividade. Considerado um dos nomes mais importantes da poesia brasileira, Gullar já ganhou alguns prêmios Jabuti e, em 2010, recebeu o Prêmio Camões pelo conjunto da obra. A partir de 3 anos.


Como se dá a volta de uma criança para casa depois da escola? Em uma espécie de narrativa cumulativa, Cantiga revela ao leitor várias aventuras vividas – e imaginadas – por uma criança no seu retorno da escola. A maioria das folhas traz imagens de página inteira acompanhadas de palavras isoladas – a partir disso, o leitor constrói sua própria percepção da narrativa. Na primeira volta para casa, “a escola, o caminho, a casa”. Na segunda, “a escola, o caminho, a floresta, a casa”. À medida que os dias passam, esse retorno vai se tornando mais e mais emocionante, recheado por aventuras, personagens e contratempos. A delicada letra cursiva utilizada no texto complementa com maestria as imagens que encantam o leitor. Obra de estreia no Brasil do renomado ilustrador e quadrinista francês Blexbolex, Cantiga entrou na lista do jornal The New York Times como um dos dez mais belos livros de 2013. A partir de 5 anos.


“Vocês já repararam que existem pessoas que se parecem com alguns animais?” Após o convite feito na primeira página do livro, os autores apresentam vários personagens que se parecem com bichos. É o caso, por exemplo, da sra. Maricota, que tem cara de gaivota, o sr. Sodré, que tem cara de jacaré e a sra. Deodata, que tem cara de gata. Diversão garantida, Caras Animalescas marca o final da chamada Trilogia do Retrato, feita a quatro mãos pelo escritor Ilan Brenman e pelo artista plástico Renato Moriconi. Os outros títulos da trilogia – Telefone Sem Fio e Bocejo – também marcaram presença nas listas dos Melhores da CRESCER. A partir de 2 anos.


Essa história começou há muitos anos, quando a Terra ainda estava em rebuliço e montanhas, rios e árvores combinavam onde cada um ficaria. A maioria fazia isso em harmonia, mas os mares e as areias guerreavam sem parar. Os conflitos que se desdobram são deliciosos. Uma obra fascinante do escritor português Pedro Veludo, que há anos vive no Brasil, e do ilustrador pernambucano Murilo Silva, que vive em São Paulo. A partir de 4 anos.

Eloísa e os bichos

Com o pai, Eloísa se muda para uma nova cidade. Enquanto ele procura emprego, ela vai para a escola, onde se sente um bicho estranho. Conforme ela descreve seus incômodos, as ilustrações mostram Eloísa cercada por bichos gigantes. Entre os colegas, por exemplo, havia gafanhoto, lesma, borboleta... Fazendo uso de imagens fantásticas, o livro revela sentimentos recorrentes em situações de mudança. Lançado na Colômbia em 2009, o livro está na lista White Raven da Biblioteca de Munique e entre os melhores do banco de livros da Venezuela. O texto é do colombiano Jairo Buitrago e as imagens de Rafael Yockteng. A partir de 6 anos.


Inspirado em uma conhecida parlenda, Eucanaã Ferraz criou um grande poema repleto de rimas e protagonizado por bichos. O resultado é uma delícia: “Em cima daquela serra passa boi, passa boiada. Em cima daquela serra passa uma égua pintada.” Carioca nascido em 1961, Ferraz tem vários livros de poesia premiados e já esteve na lista dos Melhores da CRESCER com Palhaço, Macaco, Passarinho (2010). As ilustrações de Em Cima Daquela Serra, bem coloridas e com formas geométricas marcadas, são da paulistana Yara Kono, que desde 2001 vive em Lisboa, Portugal. A partir de 2 anos.


O garoto Jerônimo Totes seria um menino normal, não fossem suas estranhas mascotes... Ele tem, por exemplo, o Glube, um babopótamo que baba pra valer, o barulhento pássaro Chiante e ainda o Dragonento, um guloso rinocerossapo com dentes de sabre. Mas Jerônimo conhece alguém ainda mais barulhento, guloso, babão e estranho. Quem será? O final é bem divertido! Com imagens coloridas e bem-humoradas, o livro foi feito pelo inglês M.P. Robertson, que já escreveu mais de dez títulos e ilustrou mais de 100 livros. A partir de 2 anos.


Já na dedicatória, a renomada autora Eva Furnari revela o bom humor da obra: “Este livro é dedicado às pessoas listradas”. Ela narra a história do garoto Grômio, que adorava fazer listas, a ponto de fundar o Clube das Listas. “Os piores jeitos de se fazer alguma coisa” e “Pequenas mudanças que dão grandes problemas” são algumas delas, recheadas de imaginação. Eva já ganhou diversos prêmios, como o Jabuti e o da FNLIJ, e teve várias obras entre os Melhores da CRESCER. A partir de 7 anos.


A menina morava do lado de lá. Em sua casa, havia aquelas coisas que existem em todos os lugares, como tomate, leite com chocolate e biscoito de maisena – e às vezes chovia, às vezes fazia sol, às vezes caía uma tempestade. Era bom. Um dia, no entanto, o pai da menina viajou para longe. É bem verdade que ele sempre viajava, mas daquela vez foi diferente, pois soprou um vento de amarrotar e garota começou a pensar: “E se ele nunca voltar?”. Repleto de sensibilidade nas palavras e nos traços, Menina Amarrotada é o sexto livro escrito e ilustrado por Aline Abreu. Artista plástica nascida no Rio de Janeiro, ela vive em São Paulo desde a infância e, nos últimos anos, vem se dedicando aos livros, sejam os de autoria própria ou com textos de terceiros ilustrados por ela. A partir de 4 anos.


Antes, ninguém comia gatos, que comiam pássaros, que comiam minhocas, que comiam amendoins. Só que as minhocas ficavam irritadas com o fato de ninguém comer os gatos – e isso levou uma minhoca a comer um felino! Com isso, instaura-se a confusão. No texto rápido, marcado por repetições e frases curtas, predominam o humor e o nonsense. Um livro divertido, da autora francesa Élisa Géhin, que estudou arte e design na École Estienne. A partir de 2 anos.

Uma menina usa um lenço como se fosse travesseiro, lençol ou vestido de noiva. O faz de conta ilustra as várias possibilidades que um objeto pode representar sob o olhar de uma criança. A obra é de Patricia Auerbach, escritora e ilustradora paulistana, autora também de O Jornal, apontado pela FNLIJ como melhor livro de imagem em 2013. A partir de 2 anos.


“Henrique adorava livros. Mas não do mesmo jeito que você e eu adoramos livros. Não! Não mesmo... Henrique adorava devorar livros.” Assim começa a obra que tem como protagonista um garoto que ama comer livros – característica usada também em uma divertida surpresa no formato da obra: uma mordida no final, com direito à marca dos dentes! Com o estranho hábito, o menino adquire uma inteligência invejável, em um primeiro momento – até o dia em que a excêntrica dieta passa a gerar grandes dificuldades para administrar o volume de informações engolidas. Como Henrique pode resolver esse problema? Lançada originalmente em 2006, a obra é escrita e ilustrada pelo australiano Oliver Jeffers, que tem pouco mais de dez livros publicados (vários deles já lançados no Brasil). Essa é a segunda vez que Jeffers marca presença na lista dos Melhores da CRESCER – a primeira delas foi em 2012, com Achados e Perdidos. A partir de 4 anos.


Que tal lançar um olhar para os seres humanos que atravessam nosso caminho e são tidos como invisíveis? Pensando em chamar a atenção para os “fantasmas” que se multiplicam nas cidades, Tino Freitas criou essa narrativa, em que o protagonista tem um superpoder: é capaz de ver os seres que ninguém enxerga. Onde quer que vá, o menino sempre os vê. Mas será que um poder desses dura para sempre? Cearense radicado em Brasília, o músico, jornalista e escritor Tino Freitas tem mais de dez livros publicados (dois já estiveram entre os Melhores da CRESCER). As ilustrações são de Renato Moriconi, premiado artista plástico paulista. A partir de 4 anos.



Feita só com imagens, a narrativa revela o avançar de um caminhão por uma estrada, até chegar a um precipício. Lá, o motorista abre o baú de carga e liberta dezenas de aves coloridas. Mas, espera! Um pássaro parece não saber como sair. Será que o motorista conseguirá ajudá-lo? Com ilustrações em cores vibrantes, o casal de autores revela uma singela relação entre o homem e a ave. Lançada em 2010 na Suíça, a obra conquistou no ano seguinte o Prix Sorcières, na França, e, em 2012, o prêmio de melhor livro infantil ilustrado do The New York Times. A partir de 1 ano.


Existem mesmo almas gêmeas? E, quando elas se encontram, ficam realmente completas? Esse é o mote do livro que mostra a história de Ralf, um menino que só consegue fazer metade das coisas, e Demi, uma garota que faz a metade oposta. Mesmo tão diferentes, vão conseguir formar uma coisa só? A ideia do músico e escritor Felipe Schuery, que cresceu em Cabo Frio (RJ) e fez sua estreia na literatura infantil com este livro, conquistou os leitores da CRESCER, que o escolheram em votação aberta no nosso site. As belas aquarelas são de Clara Gavilan, especialista em ilustração infantil pelo Eina, Centro Universitário de Projeto e Arte de Barcelona, na Espanha. A partir de 3 anos.


Como sugere o título, um narrador orienta o leitor, desde a primeira página, sobre a maneira como deve se comportar para ver uma baleia. Com imagens belíssimas – e tão poéticas quanto o texto –, a obra chama a atenção da criança para a natureza, para o espaço e para o tempo da vida. É o segundo livro da norte-americana Julie Fogliano, que estreou com And Then It’s Spring. Ainda não lançado no Brasil, seu primeiro livro tornou-se best-seller segundo o jornal The New York Times e ganhou o prêmio Livro de Honra do Boston Globe-Horn Book. As ilustrações são de Erin E. Stead, que ilustrou o outro livro de Julie. A partir de 4 anos.


O título anuncia: tem lugar para todos! Desde a primeira página, o leitor se depara com animais que se deslocam para a mesma direção (a da página seguinte). Há abelhas, formigas, sapos, jabutis, quatis, tatus, corujas, cangurus, pandas, girafas... Para onde vão? Nas últimas páginas, o destino é revelado, bem como a maravilhosa maneira como eles se acomodam. Criado pelo artista plástico italiano Massimo Cassia, o livro recebeu o selo altamente recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). A partir de 1 ano.


Nesse livro, o leitor se depara com as incontáveis utilidades que um patinho pode ter para um menino. Serve para o garoto se balançar (sentando sobre ele), de chapéu (se colocado na cabeça), de apito e muito mais. Pois quando o leitor pensa que está chegando ao final da obra, vem a surpresa: ele é apresentado às inúmeras utilidades que um menino pode ter para um patinho! Com páginas cartonadas (bem resistentes) e formato reduzido (15 cm por 16 cm), o livro é bastante atraente para crianças pequenas. Tanto o texto quanto as imagens são da escritora e ilustradora argentina Marisol Misenta, que assina como Isol, e já fez mais de dez títulos infantojuvenis – em 2013, ela recebeu o prêmio sueco Astrid Lindgren pelo conjunto da obra. A partir de 1 ano.


Como será que os animais descobrem suas funções vitais? Foi pensando nisso que o autor e ilustrador Laurent Cardon deu origem à coleção Que Bicho Sou Eu?, da qual Vagalumice é o terceiro. Na narrativa feita só com imagens, Cardon diverte o leitor com os desafios de um vagalume ao aprender a controlar o voo e a emissão de luz. Nesse processo, pais, professores, colegas de escola, médico e até o primeiro amor do vagalume entram em cena, em uma abordagem humanizada e bem-humorada. Francês radicado em São Paulo, Cardon já marcou presença na lista dos Melhores da CRESCER com Sapo a Passo (2012), Flop – A História de um Peixinho Japonês na China (2011) e Sete Patinhos na Lagoa (2012). A partir de 3 anos.


Seu nome é Veludo e, entre os ladrões, é bastante famoso. Ele invade as moradias como um toque suave, desliza como uma onda na areia e as casas o recebem de maneira aberta, generosa, amiga. Com seu olfato capaz de captar histórias presentes e passadas, não busca joias nem dinheiro, mas outra riqueza. Com uma atmosfera de suspense e ao mesmo tempo poética, Veludo – História de Um Ladrão marcou a estreia da autora italiana Silvana D’Angelo no mercado infantojuvenil, em 2007. As ilustrações – que fazem referência a diversas obras de arte – são do arquiteto italiano especializado em design de interiores Antonio Marinoni. Uma narrativa elaborada, apoiada em um personagem bem construído e marcante. A partir de 7 anos.





Nenhum comentário :

Postar um comentário