sexta-feira, 3 de abril de 2015

Dia Internacional do Livro Infantil.

Hans Christian AndersenOntem (02) foi comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, e você sabe como foi criada essa data?

A data surgiu em 1967 e foi criada pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os jovens (IBBY) e dada para homenagear o Dinamarquês escritor de livros infantis, Hans Christian Andersen que comemora seu nascimento no dia 02 de abril.

Então vamos saber mais sobre esse o homenageado?


Hans Christian Andersen, nasceu em 02 de abril de 1805, de família humilde onde seu pai era sapateiro e sua mãe uma simples lavadeira. Porém seus pais nunca deixaram de incentivar seu filho a leitura e estimulá-lo ao encantamento do mundo da fantasia. Logo perceberam o dom que Hans possuía, após a morte de seu pai Hans, o pobre menino de apenas 11 anos de idade enfrentou grandes barreiras na vida, o que fizeram amadurecer, tendo visões claras e objetivas sobre os problemas socioeconômicos predominantes em seu país naquela época.

Passou por ator, cantor e bailarino aos 14 anos, de pois que deixou sua morada e partiu para trilhar novos horizontes. Depois que algumas desilusões em 1828 ele ingressa na Universidade de Copenhague, quando então já havia lançado vários livros, atingindo a fama no âmbito mundial apenas em 1835, ao publicar seu livro O Improvisador. Sua obra é composta de romances como este, de poemas e narrativas de viagens, mas tornou-se realmente célebre por seus contos de fadas, principalmente em um período no qual este gênero era muito raro. Andersen editou seis volumes destes contos infantis, entre 1835 e 1872. Teve um total de 156 histórias para crianças nesse período, porém em 1873, Hans sofreu a fatalidade de uma queda o que deixou bastante debilitado, falecendo em 4 de agosto de 1875, na cidade de Copenhague.

Veja algumas histórias escritas por Hans Christian Andersen:


Grande contribuições Hans deixou para nós que amamos livros infantis, né? Só nos resta homenageá-lo pelo grande feito que pode ser visto nos dias atuais e certamente irá ser visto no futuro!

Fonte: Educacao.uol

Nenhum comentário :

Postar um comentário