sábado, 18 de abril de 2015

Dia Nacional do Livro Infantil - Monteiro Lobato

Resultado de imagem para monteiro lobato personagens do sitio e suas caracteristicasHoje comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil e também o aniversário do grande e notável escritor infanto-juvenil Monteiro Lobato.

Pa – ra –béns! 

Então a homenagem é toda dedicada a ele, vamos conhecer um pouco sobre a vida dele?

Nascido em 18 de Abril de 1882, na cidade Taubaté, São Paulo, Monteiro Lobato sendo alfabetizado pela mãe, logo cedo despertou o interesse pelos livros, aos 13 anos estou em São Paulo, onde dedicaria ao Curso de Direito, onde formou-se em 1904, apesar de possuir um sonho em ser pintor. Prestou concurso para a Promotoria Pública, assumindo o cargo na cidade de Areias, casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908, tendo com a mesma 4 filhos. Lobato muda-se para o Rio de Janeiro e começa a publicar livros para crianças. Em 1921 publica "Narizinho Arrebitado", livro de leitura para as escolas. A obra fez grande sucesso, o que levou o autor a prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros girando todos ao redor do "Sítio do Pica-pau Amarelo".



Como escritor literário, Lobato destacou-se no gênero "conto". O universo retratado, em geral são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Parnaíba, quando da crise do plantio do café. Em seu livro "Urupês", que foi sua estreia na literatura, Lobato criou a figura do "Jeca Tatu", símbolo do caipira brasileiro. As histórias do "Sítio do Picapau Amarelo", e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó e tantos outros, misturam a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível.

O livro "Caçadas de Pedrinho", publicado em 1933, que faz parte do Programa Nacional Biblioteca na Escola, do Ministério da Educação, está sendo questionado pelo movimento negro, por conter "elementos racistas". O livro relata a caçada a uma onça que está rondando o sítio. "É guerra e das boas, não vai escapar ninguém, nem tia Anastácia, que tem cara preta".

José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.

Veja alguns obras de Monteiro Lobato:

Urupês
Cidades mortas
Idéias de Jeca Tatu
Negrinha
Ferro
A menina do narizinho arrebitado
Fábulas de Narizinho
Narizinho arrebitado
O Saci
O marquês de Rabicó
O noivado de Narizinho
As aventuras de Hans Staden
O Gato Félix
Peter Pan
Reinações de Narizinho
O pó de pirlimpimpim
Caçadas de Pedrinho
Novas reinações de Narizinho
Emília no país da gramática
Aritmética da Emília
Geografia de Dona Benta
Dom Quixote das crianças
Memórias da Emília
Serões de Dona Benta
O poço do Visconde
Histórias de Tia Nastácia
O museu da Emília
O Pica pau Amarelo
O minotauro
Os doze trabalhos de Hércules


Fonte: E-biografias


Nenhum comentário :

Postar um comentário