terça-feira, 5 de maio de 2015

Aos 50 anos de carreira de Ruth Rocha

Com 84 anos de vida a renomada escritora de livros infantis, completou no final do mês de abril 50 ano de carreira. Que beleza não é? E não acaba por aqui. O negócio foi tão bom que a festança vai durar 3 anos, isso mesmo 3 anos.
No último domingo (03/05) autoridades e amigos da escritora se reuniram no Itaú Cultural em São Paulo para dar início às comemorações. Entre 2015 e 2016, três obras da escritora ganharão montagens para os palcos e, em 2017, a vida e a obra de Ruth Rocha ganharão uma exposição, com assinatura do cenógrafo J.C. Serroni.

PODEROSA!

Vamos conferir um pouco da história de nossa querida escritora!

Nascida em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Filha de Álvaro de Faria Machado, médico, e sua esposa, Esther de Sampaio Machado, cresceu em um bairro repleto de chácaras, na Vila Mariana, entre os irmãos Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre, mergulhada em inúmeros gibis e livros. Formada em Sociologia e atuou na área de educação. Escreveu para a Revista Cláudia, voltada para o público feminino. Escreveu também para a revista Educação. Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com tradução para diversas línguas. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002. Ruth Rocha foi escolhida para fazer parte do Pen Club-Associação Mundial dos escritores, localizada no Rio de Janeiro.

Veja alguns de seus livros:


Hoje, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções de 25 idiomas, vendendo 40 milhões de livros, sendo dois milhões fora do Brasil.

Em entrevista ao Site Zh Entretenimento, ela responde como despertar o gosto pela leitura nas crianças.
Uma boa alfabetização é um ótimo começo. Se os pais contarem muitas histórias para as crianças, um dia elas entenderão que as grandes histórias estão nos livros. E tem que ouvir muito o que ela fala, para ajudar a formar esse conjunto da fala e da escrita. E também é preciso oferecer acesso a livros. Vejo muitos pais que gastam R$ 1 mil em um celular para o filho, mas são incapazes de entrar em uma livraria e gastar R$ 1 mil em livros. 
Desejamos que venham mais anos de contribuição na Literatura Infantil Brasileira! 


Fonte: E-biografias

2 comentários :

  1. NO DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2015, A ESCOLA MUNICIPAL OVÍDIO SARAIVA REIS HOMENAGEIA A GRANDE ESCRITORA RUTH ROCHA.
    O IMPORTANTE EVENTO SERÁ REALIZADO NA PRAÇA PADRE ADALBERTO EM UMA FEIRA DE LEITURA "O BOSQUE DO SABER" REALIZADA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO ANTA, MG.

    ResponderExcluir
  2. NÓS, PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA NOS SENTIMOS HONRADOS EM PODER HOMENAGEAR ESTA EXCELENTE ESCRITORA.

    ResponderExcluir