sábado, 11 de julho de 2015

150 Anos de Alice no País das Maravilhas!

Quem nunca ouviu, leu ou assistiu a história de Alice no País das Maravilhas ou Alice in Wonderland?
 Obra criada por Charles Lutwidge Dodgson ou Lewis Carrol (pseudônimo) publicada a 4 de julho de 1865, que este mê completou 150 anos. Fiz uma pesquisa rápida para conhecermos o mundo a cerca dessa incrível história e vamos começar conhecendo o autor!

Lewis, nasceu em 27 de janeiro de 1832, em uma tradicional e religiosa família britânica, onde tinha 10 irmãos, sendo considerado como um rapaz muito tímido, dedicava-se a expressões artística como poesias e fotografias, adorava contar histórias, em especial, a meninas, o que muitos pesquisadores o caracterizam como pedófilo, um homem que fotografava meninas nuas e/ou seminuas e não era visto com mulheres adultas. Fato que  também é contestado por outros pesquisadores, que os chamavam de "mito", afirmando seu interesse por mulheres adultas, formando até escândalos amorosos e relatando sua conduta fotográfica como modismo do século, na Inglaterra durante o período Vitorino. Ele era professor de matemática em Oxford, e enquanto lecionou escreveu vários livros  de geometria, álgebra e lógica e alguns de poesia.

Foi dando aula que conheceu  Henry Liddell, que era paí de 3 lindas meninas. Lewis logo se fez presente na família de seu amigo, fez amizade com uma de suas filhas, em especial a Alice. Em 1862, em um passeio de barco com outro amigo, o Robinson Duckworth e as irmãs Liddell, Lewis conta uma de suas histórias meio improvisadas para entreter as meninas, ele mal sabia que estaria criando uma história incrível e cheia de mistérios que seria conhecida em gerações futuras. Mas, em 1863, houve um rompimento dos laços existentes entre Lewis e a Família Liddell, sem algum motivo aparente, mas estima-se que no diário deixado de Lewis, algumas páginas foram arrancadas, justamente na época do desligamento e só restaram especulações, de um família que descobriu as reais "intenções" com sua filha e até uma aproximação maior com a família por uma paixão tórrida por uma governanta da casa. Voltando, assim nascia a história de Alice no País das Maravilhas, sendo publicada em 1865. A história de Lewis foi publicada na forma como é conhecida hoje, com ilustrações de John Tenniel. Porém a tiragem inicial de dois mil exemplares foi removida das prateleiras devido a reclamações do ilustrador sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem, ostentando a data de 1866, ainda que tenha sido impressa em Dezembro de 1865, esgotou-se nas vendas rapidamente, tornando-se um grande sucesso. Na vida do autor, o livro rendeu cerca de 180 mil cópias. Foi traduzida para mais de 125 línguas e só na língua inglesa teve mais de 100 edições. A história da menina que sonha com um lugar mágico e também louco ganhou uma continuação em 1871: Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá.


Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos. Algumas impressões desta obra contêm tanto As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, como também a sua sequência Alice no Outro Lado do Espelho. Apesar da livro ser escrito para Alice, filha de Henry Liddell, a história não retrata a vida da mesma, mas claro que haviam alguns momentos que direciona a vida do autor e a ligação dele com a menina. Apesar de não haver mais nenhum contato físico, Lewis acompanhava Alice de longe, enviando um presente em 1880 a mesma no dia do seu casamento. E Lewis Carroll (Charles Lutwidge Dodgson) faleceu em Guildford, Inglaterra, no dia 14 de janeiro de 1898.


Em 1903, foi lançado o 1º filme mudo de Alice no País das Maravilhas, que pode ser visto aqui!
(Que massa, uhuuuuuuu!!!!!)


A primeira edição do livro colorida, foi publicada em 1949 e ilustrada por Leonard Weisgard. E em 1969 sendo ilustrada por Salvador Dalí, com 12 ilustrações


Alice no País das Maravilhas, teve uma adaptação mais lembrada, a de 1951 pela Disney, apesar de ter sido considerada um fracasso de público, onde a versão foi criticada por não ter sido fiel ao livro. Somente anos depois que obteve seu reconhecimento. 


E com o passar do tempo a história ganhou novas adaptações, tanto no cinema, quanto em livros!


Em 2010, a Disney lançou um novo filme inspirado na obra de Lewis Carroll, dirigido por Tim Burton. O filme estreou como um grande sucesso entre o público, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo. Com o visual deslumbrante característico dos filmes dirigidos por Burton, o diretor criou uma versão dark do País das Maravilhas.



E essa foi a história da Alice no País das Maravilhas. Li, estudei, procurei bastante sobre essa história, pois sinceramente não a conhecia a fundo. Espero sinceramente que tenham gostado. 

Beijocas e até a próxima!

Fonte: Adoro Cinema


Nenhum comentário :

Postar um comentário