sábado, 22 de agosto de 2015

22 de Agosto - Dia do Folclore!



Comemora-se o Dia do Folclore em 22 de agosto, essa data nasceu para valorizar os personagens e histórias que fazem parte de uma determinada cultura, dando maior visibilidade aos seus costumes e tradições. É bastante comum que nessa data os professores realizem atividades para que os alunos possam conhecer mais sobre essa comemoração. Por tanto, vale ressaltar alguns as histórias e personagens que contribuem para a cultura do Brasil. 

O principal folclorista – isto é, estudioso do folclore – brasileiro (e um dos maiores do mundo), Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), definiu o folclore como: a cultura popular, tornada normativa pela tradição. 

Segundo nosso Dicionário Aurélio, define-se folclore como um conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário.  Para destacar essa data, vos apresento alguns personagens e histórias lendárias de nossa cultura brasileira.



Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

O nosso estado, o Maranhão, também é um local rico em contos, lendas e costumes folclóricos, a exemplo disso temos:

Lenda da serpente encantada

Lenda do milagre de Guaxenduba


Nesse enredo, cito o escritor maranhense Wilson Marques, que possui um acervo de livros infanto juvenis que trazem nossas lendas.




VEJAM OUTRAS LENDAS FOLCLÓRICAS
CLICANDO AQUI!


Nenhum comentário :

Postar um comentário