terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Charles Perrault (1628 – 1703).

Olá, Bom Dia!

Hoje é uma data muito importante para os amantes da Literatura Infantil, hoje é o Bday (aniversário) do conhecido como "pai da literatura infantil", Charles Perrault (1628 – 1703), que se vivo completaria 388 anos. Muita coisa né?

Mas, sua contribuição para aquilo que amamos, os livros infantis, é imensa e ultrapassa gerações.

A postagem de hoje será em homenagem a este homem que revolucionou com clássicos contos infantis. Vamos lá?!?

    Charles Perrault nasceu em Paris, 12 de janeiro de 1628, juntamente com se irmão gêmeo François (também sogêmea). Nascendo em uma família nobre da alta burgesia. Estudo em colégio renomado, o Beauvais, tornando-se advogado em 1651, com apenas 23 anos de idade. Após 3 anos de sua formatura, tornou-se assistente de Colbert, famoso conselheiro do Rei Luís XIV. 

Com 43 anos de idade, em 1671, tornou-se membro da Academia Francesa de Letras. Com 62 anos de idade já idoso, em 1665,  afastou-se do posto como secretário do Reino. Em seguida, assume a superintendência das obras públicas do reino e, dois anos mais tarde, ordena a construção do Observatório Real, de acordo com as plantas de um dos seus irmãos, o Claude, que então era Engenheiro.

Em 1673 tornou-se pai de uma menina e em seguida teve mais 3 filhos. Torna-se Bibliotecário da Academia Francesa de Letras (babado, juro que não sabia)No ano de1678, após dar à luz o seu quarto filho, sua esposa Marie Perrault morre de varíola. Charles triste com o ocorrido, cede em 1680, seu cargo de superintendente ao filho, o Colbert.

Logo após resolve contar para todos as histórias que ouvia de sua mãe e dos salões parisienses.  Em 11 de janeiro de 1967, seu primeiro livros foi escrito Contes de ma Mère l'Oye, ou Histoires du Temps Passé, “Contos da Mamãe Gansa”, uma coletânea de contos que incluíam "A Bela Adormecida", "O Gato das Botas" e "A Gata Borralheira", tornando-se assim parte do segmento dos contos de fadas. E nascia "para nossa alegria" o divo da literatura infantil,  :)

É nítido que depois desse primeiro livro Charles não parou mais, pegou gosto e escrevesua história entre os escritores que se tornaram imortais, devido seu legado. 

Vamos aos livros, <3

Resultado de imagem para charles perrault livros     Resultado de imagem para a bela adormecida charles perrault livros  Resultado de imagem para charles perrault livros

   Resultado de imagem para charles perrault livros  Resultado de imagem para pele de asno perrault livros livro original  

Resultado de imagem para charles perrault livros Resultado de imagem para charles perrault livros   Resultado de imagem para charles perrault livros  

Charles faleceu com 75 anos, em 16 de maio de 1703, em sua residência em Paris. 

Ao passar dos anos a maioria de seus contos foram recontados por autores da atualidade e sofreram grandes adaptações, o que ajudou a manter sucontribuição intelectual viva.

O GOOGLE também homenageia através de seudoodles (o buscador) a data de hoje.

338º Aniversário de Charles Perrault
338º Aniversário de Charles Perrault
 338º Aniversário de Charles Perrault

Fonte: Infopedia.


Um comentário :

  1. Parabéns Elana por esse poster tão bem escrito!
    Saiba que vc é minha fonte de inspiração por seu cuidado e capricho em compartilhar matérias como essa de literatura infantil...

    ResponderExcluir