domingo, 17 de junho de 2012

GELADEIROTECA: Pra quem tem fome de livro!


Em uma praça  na região central de Araraquara (SP)  integrantes da Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras criaram o Projeto Geladeiroteca, a ideia surgiu devido a seguinte praça sofrer grandes índices de criminalidade, criada como alternativa encontrada para conseguir deixar os livros ao ar livre.
As geladeiras são customizada pelo desenhista Hugo Elias possuindo livros de diversos autores e assuntos, desde literatura infantil até livros específicos de administração, economia e política, a população pode realizar trocas e levar obras para casa.

Relato dos criadores:

“A ideia pode parecer estranha, mas foi uma alternativa encontrada para conseguir deixar os livros ao ar livre, sem se preocupar com a chuva, por exemplo”, explica a atriz Fabiana Virgílio, idealizadora do projeto.  “Poderia ser uma caixa de acrílico, mas não teria a mesma graça, além disso, a gente sempre abre uma geladeira quando está com fome e por que não abrir uma para alimentar a alma?”, acrescenta.

“Não queremos manter nenhuma amarra e a ideia é que os livros fiquem livres, as pessoas possam pegar, ler ali na praça, levar pra casa, trocar por algum outro livro”.

“A praça era considerada a ‘cracolândia’ da cidade, e não havia melhor maneira de mudar a situação investindo na transformação do ser humano com cultura”, observa.

Relado de um morador:

“Chamou a minha atenção e eu abri a geladeira, sem saber se poderia pegar algum livro. Depois perguntei ao pessoal que estava no bar e disseram que podia pegar e levei o ‘Pequeno Príncipe’ para casa”, comenta. “Hoje vim de novo para ver se a geladeira estava lotada para eu trazer alguns que minha mãe não tem interesse em guardar mais”, completa.


Geladeira com livros traz cultura à população (Foto: Moisés Schini)

Geladeiroteca em Araraquara (Foto: Felipe Turioni/G1)

Geladeiroteca em Araraquara (Foto: Felipe Turioni/G1)

Fonte: g1.globo.com
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

4 comentários :

  1. Adorei! Uma ótima ideia e criativa... Com certeza vai atrair novos leitores!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa ideia, e realmente quando estamos com fome abrimos a geladeira e por que não beber na fonte do conhecimento! parabéns Jauveci T. Vieira

    ResponderExcluir
  3. Gente, é disto que o nosso Brasil precisa, de gente criativa e de cultura. Aí sim, saimos da lama!

    ResponderExcluir
  4. É uma ótima ideia, as pessoas pensam uma coisa e se encantam ao abrir. Ler é uma mágica. Emanuel.

    ResponderExcluir