terça-feira, 19 de março de 2013

BPBL realiza seminário sobre livro, leitura e biblioteca.


Conversar sobre as muitas possibilidades que se desdobram a partir da leitura, do contato com o livro e com a biblioteca é o propósito do Seminário "Conversa Afiada Sobre Livro, Leitura e Biblioteca", que será promovido pela Rede Leitora Ler pra Valer, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura/Biblioteca Pública Benedito Leite e o Instituto C&A, que acontecerá em São Luís, nestas quinta (21) e sexta-feira (22), na Fundação de Memória Republicana do Convento das Mercês.
O Seminário tem por objetivo suscitar discussões acerca dos inúmeros caminhos que a leitura literária permite enveredar. O evento contará com a participação de mediadores de leitura em todo o estado, educadores, bibliotecários e profissionais ligados a área da leitura que irão participar de conferência, mesas temáticas, roda de conversa, momento literário e oficinas.
Como convidados para proferir palestras e oficinas estarão em São Luís André Neves, Roberto Azoubel, assessor Técnico do Setor do Livro, Leitura e Literatura da Representação Regional do Ministério da Cultura (MINC); Rita Margareth, especialista em Leitura (BA); Elisa Machado, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas.
A programação será aberta, às 9h de quinta-feira (21), com a conferência tema "Conversa afiada sobre livro, leitura e biblioteca", que será proferida por André Neves e terá a coordenação de Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e coordenadora do Programa nacional de Incentivo à Leitura-Proler/MA.
Às 10h30 será apresentado Painel Integrado: Redes de leitura e sustentabilidade, com Roberto Azoubel, assessor Técnico do Setor do Livro, Leitura e Literatura da Representação Regional do MINC e Aline Carvalho do Nascimento, técnica da Biblioteca Pública Benedito Leite, seguido de debate com a plenária participante.
No período da tarde, às 14h, serão iniciadas as oficinas Contação de histórias "Xama Teatro" e Organização e dinamização de bibliotecas, coordenada pela bibliotecária Silvelene Evangelista. Outra oficina Projetos de leitura Possibilidades nas bibliotecas escolares e comunitárias, será coordenada por Rita Margareth - Salvador (BA) e Ler e brincar: conte uma história, com Aline Carvalho do Nascimento, especialista em Leitura e Formação de Leitores, da BPBL.
No segundo dia de seminário, das 8h às 8h20, acontece o Momento Literário, seguido da Mesa Temática "Comunidades e participação: o sentido das bibliotecas comunitárias", tendo como palestrante Elisa Machado (coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas), sob a coordenação de Edith Ferreira (articuladora da Rede Leitora Ler pra Valer) e logo em seguida debate entre os participantes.
No horário das 10h30 será iniciada uma Roda de Conversa sobre mediação de leitura, com Joseane Maia, Doutora em Letras Sesc/Uema, do Ponto de Leitura Nasce uma criança leitora, na cidade de Caxias (MA); Rita Margareth, de Salvador – BA; e Rita Oliveira, da Biblioteca Municipal José Sarney, sob a coordenação de Audinar Botenttuit, chefe de Departamento do Curso de Biblioteconomia da Ufma.
A programação da tarde inicia, às 14h, com as oficinas Contação de histórias "Xama Teatro" Organização e dinamização de bibliotecas, coordenada por Silvelene Evangelista, do Projetos de leitura: possibilidades nas bibliotecas escolares e comunitárias e por Rita Oliveira, da Rede Ler e brincar: conte uma história.
Fonte: Imirante                                                                                                                                           Pesquisa realizada por Elana Pereira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário