domingo, 8 de setembro de 2013

Professores unem a teoria à prática para alfabetizar melhor.


De acordo com o MEC, professores decidiram optar por métodos modernos no que se refere ao processo de alfabetização. 
“É preciso alfabetizar com o uso real da linguagem que está próxima à vida concreta do aluno”, observa Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Responsável pela formação de 25 professores do último ano do ciclo de alfabetização, ele participa do curso de formação continuada para a implantação do Pacto 
 Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, oferecido pela Universidade de Brasília (UnB).
 Esse processo objetiva firmar com unidades da Federação e com mais 5.393 municípios, assegurar que todas as crianças brasileiras tenham a capacidade de assimilar a língua portuguesa e matemática até os 8 anos de idade. 
O maior desafio é tornar crianças alfabetizadas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, ainda revelam que em média, 15,2% dos alunos até oito anos de idade não estão alfabetizados. Essa taxa é ainda mais elevada em estados como Alagoas (35%) e Maranhão (34%). O Processo será implantado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde visa visa a apoiar a formação continuada dos professores alfabetizadores e orientadores de estudo, que receberão bolsas para participar do curso.
 Os professores se mostram bem receptivos, pois acreditam que eles aprendendo métodos atuais, ele terá mais eficácia de ensinar ao alfabetizar, mas relevam algumas dificuldades, como é o caso de salas de aulas super lotadas, e a falta de interação e comprometimento entre a escola e a família.


Por Rovênia Amorim
Fontes: PORTAL DO MEC
Pesquisa realizada por Elana Pereira.

 

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