sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

10 princípios básicos para educar seus filhos - Parte 1/5


A maior preocupação da maioria dos pais é a criação de seus futuros herdeiros, e isso não é difícil concordar, mesmo no caso de pessoas que ainda não possuem filhos. Os primeiros anos de vida de fato são primordiais quanto aos ensinamentos a serem passados, engana-se os pais que acham que seus filhos mesmo muito pequenos não entendem. Buscando algo que esclarecesse mais sobre esse assunto, encontrei um excelente livro que apresenta o título dessa postagem, do Autor Laurence Steinberg, resumido por Paulo Leonardo Cascão Júnior. E logo no início desse livro, o autor esclarece esse grande preocupação dos pais que desejam que seus filhos se tornem adultos éticos, vitoriosos, felizes e preparados para lidar com os obstáculos que a vida nos proporciona, assim apresenta a EDUCAÇÃO FAMILIAR, fator relevante para o crescimento de qualquer indivíduo. Então, para essa postagem não se torne muito cansativa, irei dividi-la em 5 partes, para que haja além de tudo uma reflexão avaliativa da contribuição necessária na vida da criança.

PRINCÍPIO I
O QUE OS PAIS FAZEM É IMPORTANTE.

Aja de maneira consciente.
Na maioria da vezes existe uma grande divergência entre pais e mães na hora da educação de seus filhos, e se há a participação de outros membros da família, a coisa tende a ficar pior. Lembre-se que os pais são unicamente responsáveis pelo método de disciplina e educação a ser dado aos pequenos, somente na ausência dos pais é que o responsável tem esse papael. Para criar situações, tipo: "pede pra sua mãe/pai", "você não vai fazer isso, mas a mamãe/papai deixou", conversem de preferencia longe dos ouvidos atentos das crianças, e tem arranjar um meio de educar não que agrade um ou outro, mas que seja eficaz e que o receptor possa compreende-lo. Jamais desautorize a mãe/pai na frente dos pequenos, isso confunde! 

Os genes não tiram a importância dos pais.
Os genes dos pequenos podem minimamente influenciar, mas não é por isso que uma criança tenham maior dificuldade em compreender. Uma boa educação e a forma de como ela é aplicada, é que pode influenciar nos resultados.

As crianças aprendem observando. 
Fato! Se você como mãe ou pai, não der bons exemplos, como quer que seus filhos não sigam??? Quem disse que o nascimento de uma criança não muda toda a vida do casal, ta mentindo. Muda sim! E quem não muda forma de ver o mundo, ou se preocupa no exemplo bom a passar, definitivamente não está preparado (a) para educar uma criança. Essa história de que, eu posso, mas você não, só desperta mais curiosidades. As crianças se espelham naqueles que elas admiram, portanto analise qual exemplo e que vivência você quer para sua criança!

Como lidar com as influencias externas.
Logo início falei sobre outros familiares que muitas das vezes é a vó, o vô, uma tia, um tio, que querem tirar a autoridade dos pais, mas, quero lembrar que existem outros fatores que influenciam, a televisão e a internet são outros grande vilões que podem influenciar na educação dos pais para com seus filhos. Nesse caso o melhor a se fazer é supervisionar o que o seu filho anda vendo, o que ele houve na escola, quais os programas e jogos que ele costuma brincar. E tente sempre manter no convívio da crianças coleguinhas que tenham a mesma educação, e que de preferência você conheça os pais.

Aprenda com seus erros.
Não se cobre tanto quanto a educação que seja dar, se errou, volte e comece tudo outra vez,  preste muita atenção se não está pegando pesado demais com a criança ou consigo mesmo. Errar não significa uma derrota, desde que você assuma, e procure outra maneira de agir!

PRINCÍPIO II
O SEU AMOR JAMAIS SERÁ EXCESSIVO.

Será que é possível estragar uma criança com amor?
Jamais. O amor é o carinho, o zelo, o cuidado que os pais devem ter, mas atenção, não confunda amor com mimar excessivamente e negativamente, às vezes os país precisam agir com dureza para corrigir ou ensinar seus filhos, e isso também é sinal de amor. Quem ama cuida!

Expresse amor fisicamente.
Abraço, beijinhos, um cafuné são ótimos, e nunca demais, quem não gosta? 

Elogie as conquistas de seus filhos.
Todos nós possuímos objetivos, metas, e não há nada mais frustrante do que não ter o reconhecimento por nossas lutas. E com os filhos não é diferentes. Uma nota boa, uma letra caprichada, a tabuada na ponta da língua são conquistas super valiosas, e o elogio só aumenta a vontade de crescer e saber que está no caminho certo.

Como satisfazer as necessidades emocionais de seus filhos. 
A presença da família é fundamental no desenvolvimento de qualquer criança, ela é a base, o alicerce para a construção de maturidade e também para apoiar quando se precisa. A segurança, a mão estendida, o olhar de confiança, são primordiais para ultrapassar as etapas desde o nascimento, a vida escolar, e refletem na vida adulta.

Como propiciar um abrigo seguro.
O aconchego dos pais sempre será o porto seguro, desde que a criança veja confiança. 

Bom né? Continuaremos...



Nenhum comentário :

Postar um comentário