Uma reportagem realiza por Liliane Cutrim, no site do Imirante revelou através do Anuário Brasileiro da Educação Básica (ABEB) 2014 que 8,7% da população brasileira, com 15 anos ou mais, é
declaradamente analfabeta. O número é relativamente pequeno, no entanto,
o Anuário informa que, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional
(Inaf) 2012, 47% dos brasileiros estão apenas no alfabetismo nível
básico e 21% no rudimentar. Esses dados indicam que, 68% dos brasileiros
não atingiram o nível de alfabetismo pleno, podendo estar inserido no
grupo dos analfabetos funcionais.
Preocupante né? Mais ainda não acaba por aqui.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (UNESCO), o analfabeto funcional é toda pessoa que sabe escrever
seu próprio nome, lê e escreve frases simples, sabe fazer cálculos
básicos, mas não usa a leitura e a escrita em atividades rotineiras do
dia a dia, comprometendo seu desenvolvimento pessoal, profissional,
acesso ao mercado globalizado de trabalho.
As regiões Norte e Nordeste são as com menor nível de alfabetização.
E os com renda per capita maior continuam no topo do desenvolvimento intelectual do país.
O reflexo do analfabetismo funcional no Brasil pode ser visto no
desempenho dos alunos do Ensino Médio. O Anuário Brasileiro da Educação
Básica aponta que, apesar de ter aumentado o número de jovens cursado o
ensino médio – 23,5% em 1995 e 54,4% em 2012 – o Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb) mostra que os alunos do 3º ano do ensino médio
têm severas limitações no domínio culto do português, ele sabe apenas
distinguir o que é fato e o que é opinião em um fragmento de texto e
identificar a finalidade básica de um texto simples, e esse nível
educacional é muito pouco para atender as exigências do mercado de
trabalho.
Confira a matéria completa!
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