sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mais de 60% dos brasileiros têm deficit de leitura

Uma reportagem realiza por Liliane Cutrim, no site do Imirante revelou através do Anuário Brasileiro da Educação Básica (ABEB) 2014  que 8,7% da população brasileira, com 15 anos ou mais, é declaradamente analfabeta. O número é relativamente pequeno, no entanto, o Anuário informa que, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2012, 47% dos brasileiros estão apenas no alfabetismo nível básico e 21% no rudimentar. Esses dados indicam que, 68% dos brasileiros não atingiram o nível de alfabetismo pleno, podendo estar inserido no grupo dos analfabetos funcionais.

Preocupante né? Mais ainda não acaba por aqui.  

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o analfabeto funcional é toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, lê e escreve frases simples, sabe fazer cálculos básicos, mas não usa a leitura e a escrita em atividades rotineiras do dia a dia, comprometendo seu desenvolvimento pessoal, profissional, acesso ao mercado globalizado de trabalho.

 

As regiões Norte e Nordeste são as com menor nível de alfabetização.

 
 
E os com renda per capita maior continuam no topo do desenvolvimento intelectual do país.


O reflexo do analfabetismo funcional no Brasil pode ser visto no desempenho dos alunos do Ensino Médio. O Anuário Brasileiro da Educação Básica aponta que, apesar de ter aumentado o número de jovens cursado o ensino médio – 23,5% em 1995 e 54,4% em 2012 – o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostra que os alunos do 3º ano do ensino médio têm severas limitações no domínio culto do português, ele sabe apenas distinguir o que é fato e o que é opinião em um fragmento de texto e identificar a finalidade básica de um texto simples, e esse nível educacional é muito pouco para atender as exigências do mercado de trabalho.

Confira a matéria completa!

Nenhum comentário :

Postar um comentário