sexta-feira, 11 de setembro de 2015

17ª Bienal do Livro - RioCentro.



De 03 a 10 desse mês de Setembro aconteceu na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro - RioCentro, a 17ª edição da Bienal do Livro. Não diferente dos outros anos, a Bienal deste ano trouxe enriquecimento cultural os amantes dos livros, sendo o maior e mais (e mais, e mais, e mais) incrível evento literário do Brasil. O evento já acontece a 30 anos, e trás todos os anos a chance de você pode ver seu autor de pertinho (que massa!).

Este ano, tivemos como país homenageados, a Argentina, participando com um stand de 400m², onde foram exibidos diversos aspectos destacados da identidade do nosso país. Além, da delegação oficia de 15 autores membros:  Diana Bellessi, Mariana Enríquez, Inés Garland, Mempo Giardinelli, Noé Jitrik, Tamara Kamenszain, Martín Kohan, María Moreno, Sergio Olguín, Claudia Piñeiro, Eduardo Sacheri, Luciano Saracino, Silvia Schujer e Tute.



Esse ano, o grande homenageado do evento foi o nosso queridíssimo Maurício de Sousa, que completará 80 aninhos em  27 de Outubro e recebeu essa homenagem. Na Bienal deste ano, houve uma exposição em uma área de 190 metros quadrados (m²) que contará a história do nosso muso, onde também recebeu da Bienal o Prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).




Eu tive, o prazer de vê-lo ano passo na Feira do Livro de São Luís, e foi muito emocionante, quase infartei (kkkkkkkkkkkk)... Ele muito querido, atencioso e simpático, acredito que não foi diferente. 

Também estiveram presentes, escritores infantis, infanto juvenil e juvenis, como Pedro Bandeira que debateu no Espaço Conexão Jovem sobre "Literatura e letramento: o prazer de aprender"Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Ziraldo, o autor da série best seller internacional Diário de Um Banana - Jeff Kinney, entre outros. 

 
 


A Bienal também contou com uma espaço, dedicado exclusivamente para leitores mirins, o Espaço Bomboleio, que  terá uma biblioteca com 500 livros para celebrar a diversidade e a multiculturalidade, como "Ilíada", de Homero. Depois, os exemplares serão doados para bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, além da arena montada na parte central do espaço infantil será o palco das batalhas dos primeiros Jogos Literários da Bienal. As crianças e suas famílias serão convidadas a participar de disputas que envolvem soletração, adivinhação de sinônimos e antônimos, adodanha e forca, sempre conduzidas por atores circenses, tornando as provas ainda mais lúdicas e coloridas. As apresentações interativas acontecem em diversos horários ao longo dos 11 dias de evento.

O espaço Bamboleio é o mais visitado pelas crianças pequenas e os bebês. (Foto: Cristina Boeckel/ G1) Jéssica Costa levou os filhos Gabriel e Bernardo para a cabine de contar histórias. (Foto: Cristina Boeckel/ G1)

Renata e Thaís levaram os filhos até a Bienal para ter contato com o mundo dos livros. (Foto: Cristina Boeckel/ G1) 

Claro que teve muito mais atrações e variedades culturais literárias que  mostramos aqui no Blog... Foram muitas emoções e eu infelizmente só pode curti-las em casa, mas o ano que vem promete, e se Deus quiser, estaremos lá, acompanhando de perto esse sucesso anual. 


Um comentário :

  1. Ai, como eu queria ter ido a Bienal! Pena que não fui, da nossa equipe foi a Aleska, que mora no Rio, a responsável por fazer a cobertura a mim resta ficar admirando as fotos e os posts dos colegas de blogosfera!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir